Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU saúda cúpula sobre paz e promessa de cessar-fogo na RD Congo

General Marcos de Sá Affonso da Costa lidera forças da Monusco
Monusco
General Marcos de Sá Affonso da Costa lidera forças da Monusco

ONU saúda cúpula sobre paz e promessa de cessar-fogo na RD Congo

Paz e segurança

Em nota, secretário-geral se juntou aos signatários de comunicado final que prevê retirada de membros do grupo armado rebelde M23 de áreas ocupadas no leste da República Democrática do Congo; encontro ocorreu em Luanda, capital de Angola.

O chefe das Nações Unidas, António Guterres, saudou a realização de um “Mini Encontro de Cúpula sobre Paz e Segurança no Leste da República Democrática do Congo”.

Em nota, divulgada na sexta-feira, Guterres elogiou o comunicado final da reunião, realizada em Luanda, capital de Angola, a convite do presidente angolano, João Lourenço.

Processo de desarmamento e reintegração

O secretário-geral da ONU ressaltou as decisões dos líderes regionais de estabelecer um cessar-fogo e iniciar a saída de integrantes do movimento armado rebelde M23 da região.

Guterres afirmou que se junta aos que firmaram o comunicado final pedindo ao governo congolês e a grupos armados estrangeiros para que deponham suas armas imediatamente. O texto pede que esses grupos adotem um processo de desmobilização, desarmamento e reintegração.

As forças de paz da Monusco são lideradas pelo general brasileiro Marcos de Sá Affonso da Costa.

No comunicado final, foi ressaltado ainda que o líder das Nações Unidas reitera a disponibilidade da Missão de Paz da ONU na RD Congo, Monusco, de apoiar, inteiramente, a implementação de todos os requisitos que atendam ao mandato e a capacidade de coordenação da Missão com a Força Regional da Comunidade do Leste Africano.  

Processo de Nairóbi e Plano de Luanda

O objetivo é fornecer apoio à operacionalização rápida do mecanismo de verificação ad-hoc criado pelo plano de Luanda e que continua a assistir o processo de paz de Nairóibi.

A atuação do M23 e outros grupos armados não estatais no leste da República Democrática do Congo tem tornado o local uma das mais violentas regiões do país causando uma crise humanitária e de segurança.

Imagem

António Guterres finalizou a nota reafirmando a disposição da ONU para apoiar o retorno dos deslocados internos pela violência a suas áreas de origem, em coordenação com as autoridades nacionais e dentro dos parâmetros dos princípios da Lei Humanitária Internacional.