Perspectiva Global Reportagens Humanas

Santos, no Brasil, recebe Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas BR

Município litorâneo do estado de São Paulo foi nomeado Cidade Criativa do Cinema pela Unesco
Foto: Photo by Jeremy Bishop on Unsplash
Município litorâneo do estado de São Paulo foi nomeado Cidade Criativa do Cinema pela Unesco

Santos, no Brasil, recebe Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas

Cultura e educação

Município litorâneo do estado de São Paulo foi nomeado Cidade Criativa do Cinema pela Unesco e ampliou em mais de 30% sua economia criativa durante a pandemia; evento reúne 50 prefeitos do mundo todo; debate acontece, pela primeira vez, na América Latina.

Prefeitos de 50 cidades se reúnem em Santos, no Brasil, para compartilhar iniciativas sociais criativas na 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

O evento na cidade litorânea do estado de São Paulo ocorre de 18 a 22 de julho com o tema “Criatividade, Caminho para a Igualdade”.

Leiria, em Portugal, entrou para a Rede de Cidades Criativas da Unesco.
ARPT Centro de Portugal.
Leiria, em Portugal, entrou para a Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Cidades Criativas

O município foi nomeado uma das Cidades Criativas do Cinema da Unesco e vem impulsionando o desenvolvimento local e regional por meio de seus setores culturais e criativos. Suas políticas e iniciativas bem-sucedidas serão compartilhadas com todo o mundo ao sediar durante a conferência.

O encontro dos prefeitos tem a intenção de trocar informações sobre como a cultura e a criatividade melhoram a inclusão social e a igualdade de oportunidades, especialmente após o aprofundamento das desigualdades agravadas pelo Covid-19.

Apesar das restrições impostas pela pandemia, as estratégias santistas, estabelecidas mantiveram a economia criativa local em crescimento. Em 2019, a cidade registrou mais de 13 mil iniciativas culturais e, em 2021, o número subiu para 17,8 mil, uma alta de 30,5%.

Cidades brasileiras e portuguesas entram na lista de Cidades Criativas da Unesco

Bairros vulneráveis

Utilizando a cultura e a criatividade como principais impulsionadores da regeneração urbana, Santos estabeleceu 10 Aldeias Criativas em seus bairros mais vulneráveis ​​para oferecer formação profissional e atividades culturais que fortaleçam as capacidades sociais, civis e políticas de grupos desfavorecidos.

Em 2021, mais de 3,2 mil alunos participaram de cursos de qualificação nas Aldeias Criativas em áreas como gastronomia, moda e beleza, audiovisual, vendas e tecnologia.

Este ano, várias centenas de vagas já foram oferecidas. À medida que a formação profissional continua, as comunidades também estão se beneficiando de atividades culturais, esportivas e recreativas gratuitas.

A estratégia de regeneração urbana também apoiou a construção de um novo grande centro de conferências em um bairro desfavorecido, com fachadas pintadas pelo renomado artista de rua Eduardo Kobra e que sediará a conferência.

Conferência

Mais de 300 participantes de 50 países e representantes de 100 Cidades Criativas, estarão em Santos.

Eles vão compartilhar projetos que estimularam o crescimento da participação na vida cultural e discutir os desafios da atualidade no desenvolvimento urbano sustentável, igualdade e coesão social.

Segundo o diretor-geral adjunto de Cultura da Unesco, Ernesto Otone, Santos se orgulha dos cidadãos dinâmicos e criativos, que têm muito a compartilhar com o mundo durante o evento.

Esta é a primeira vez que a Conferência será realizada na região da América Latina.

Lançada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco reúne quase 300 cidades em 90 países com foco em sete áreas criativas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.