Perspectiva Global Reportagens Humanas
Solos degradados são restaurados em Ruanda.

Pesquisa revela que 55% dos países não conseguem analisar qualidade do solo BR

Foto: © FAO/Petterik Wiggers
Solos degradados são restaurados em Ruanda.

Pesquisa revela que 55% dos países não conseguem analisar qualidade do solo

Clima e Meio Ambiente

Dia Mundial do Solo é celebrado neste domingo, 5 de dezembro; segundo a FAO, 833 milhões de hectares de solos já estão sendo afetados pelo sal, o que só piora a produtividade agrícola e, consequentemente, a insegurança alimentar.  

Neste domingo, 5 de dezembro, é celebrado o Dia Mundial do Solo, com a ONU destacando como a salinização está ameaçando a segurança alimentar.  

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, lembra que “os solos são a base da agricultura e que os produtores dependem deles para produzir 95% dos alimentos que consumimos”.  

Enorme ameaça 

Quase 1 milhão de hectares de solos são afetados pelo sal.
Foto: © FAO
Quase 1 milhão de hectares de solos são afetados pelo sal.

Mas Qu Dongyu alerta: “os solos estão sob risco”. Segundo a FAO, o sal já está afetando 833 milhões de hectares de solos no mundo todo e 10% das terras de cultivo, ameaçando o combate à insegurança alimentar.  

Solos com grande presença de sais solúveis tornam difícil a capacidade de absorção de água pelas plantas e outros tipos de cultivo. O sal também torna a terra extremamente seca e compacta, além de muito pegajosa se estiver molhada.  

A agência da ONU também fez uma pesquisa revelando que 55% dos países analisados não têm capacidade para avaliar a qualidade dos seus solos, sendo que muitas nações da África e Ásia nem conseguem atingir metas nacionais.  

Plásticos também são problema 

Salt-affected soils: discovering a missed reality

Segundo a FAO, coletar e analisar dados em laboratório é essencial para gerir solos afetados e para facilitar a transição para a agricultura digital. As áreas danificadas precisam de irrigação e drenagens adequadas.  

Outro problema que afeta a produção agrícola é o uso de plástico, sendo que este material nos solos apresenta um perigo aos seres humanos e aos ecossistemas. Microplásticos que foram desintegrados podem conter pesticidas e entrar na cadeia alimentar, causando danos à saúde.