Perspectiva Global Reportagens Humanas

Dia internacional destaca contribuição de voluntários na redução da desigualdade no mundo BR

Uma voluntária no Centro de Saúde Primário no acampamento de refugiados de Cox's Bazaar imuniza bebê de uma mãe de 18 anos, Bangladesh 2019.
Foto: Unicef/Patrick Brown
Uma voluntária no Centro de Saúde Primário no acampamento de refugiados de Cox's Bazaar imuniza bebê de uma mãe de 18 anos, Bangladesh 2019.

Dia internacional destaca contribuição de voluntários na redução da desigualdade no mundo

ODS

De acordo com a ONU, todos os dias, cerca de um bilhão de voluntários fazem a diferença para as pessoas e comunidades onde vivem e trabalham; 5 de dezembro marca Dia Internacional do Voluntário.

Este ano, o Dia Internacional do Voluntário, marcado em 5 de dezembro, destaca os voluntários que contribuem para a inclusão e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 10, reduzindo a desigualdade dentro e entre os países.

O Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 17 de dezembro de 1985.
O Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 17 de dezembro de 1985., by Foto: ONU/Sylvain Liechti

De acordo com a ONU, todos os dias, cerca de um bilhão de voluntários fazem a diferença para as pessoas e comunidades onde vivem e trabalham. Eles criam laços sociais e dão voz a grupos marginalizados e vulneráveis.

Mensagem

Em mensagem para o dia, o secretário-geral, António Guterres, lembrou que a “agenda 2030 exige um mundo justo, equitativo, tolerante, aberto e socialmente inclusivo, no qual as necessidades dos mais vulneráveis ​​sejam atendidas.”

Para ele, o “voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas, especialmente as que são deixadas mais para trás no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

O chefe da ONU enfatizou que “quando as pessoas são voluntárias, elas se conectam com outras pessoas e promovem um senso de propósito.”

Tema

O tema da data este ano é 'Voluntário para um futuro inclusivo'. O objetivo é passar a mensagem de que por meio do voluntariado, as pessoas fazem contribuições significativas para sociedades mais inclusivas e igualitárias.

Para Guterres, por “ações voluntárias, as pessoas à margem podem se tornar mais incluídas nas sociedades.”

Como exemplo, ele citou a #HerStory", #HistóriaDela na tradução em português. Através da iniciativa, 500 editores voluntários em todos os Estados árabes, aumentaram a representação de mulheres na página da Wikipedia em árabe, alcançando maior inclusão de gênero na cultura da região.

O secretário-geral também destacou os Voluntários da ONU na Campanha Índia Acessível, que “aumentaram a acessibilidade para pessoas com deficiência, fiscalizando 1,6 mil edifícios públicos em 25 grandes cidades.”

Agenda 2030

O programa Voluntários das Nações Unidas, UNV, contribui para a paz e o desenvolvimento, defendendo o reconhecimento de voluntários e trabalhando com parceiros para integrar o voluntariado no programa de desenvolvimento. Esse ano, mais de 8 mil voluntários já colaboraram com as Nações Unidas.

Além de aumentar o número de voluntários da ONU em apoio à Agenda 2030, Guterres disse que é preciso continuar a promover “o voluntariado em todo o mundo, porque alimenta a solidariedade e a coesão por meio de valores subjacentes à cooperação e reciprocidade.”

Crises

Segundo as Nações Unidas, os voluntários são frequentemente os primeiros a agir em momentos de crise. Eles dedicam seu tempo, habilidades e paixão para tornar o mundo um lugar melhor.

O Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 17 de dezembro de 1985.

 

SAIBA COMO SE CANDIDATAR PARA SER VOLUNTÁRIO NA ONU