Perspectiva Global Reportagens Humanas

Governança digital junta representantes do mundo em São Paulo

Em 2003, a Unesco lançou diretrizes para a governança das plataformas digitais
© Unsplash/Mika Baumeister
Em 2003, a Unesco lançou diretrizes para a governança das plataformas digitais

Governança digital junta representantes do mundo em São Paulo

ODS

Integridade da informação será foco da Net Mundial+10 e de seminário com participação da subsecretária-geral da ONU para Comunicação Global; eventos abordam desafios sobre a regulação do mundo digital, como o combate à desinformação.

A cidade de São Paulo recebe a partir deste sábado dois eventos sobre a pauta digital global. Participam representantes das Nações Unidas, de governos, acadêmicos e líderes de diversos setores.

Neste final de semana, a Net Mundial+10 debate o tema “Quando a integridade da informação encontra a integridade eleitoral: construindo uma agenda de governança de plataformas para o megaciclo de 2024”. O encontro prevê uma discussão dos desafios globais sobre a regulação do mundo digital. 

Avanço da digitalização e de novas tecnologias

Falando à ONU News, de São Paulo, o chefe da seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas da Unesco, Guilherme Canela, apontou o rumo das discussões em momento de avanço da digitalização e das novas tecnologias. 

Nações Unidas estão se preparando para lançar princípios de integridade de informação
Unsplash/Evstyle
Nações Unidas estão se preparando para lançar princípios de integridade de informação

“Houve uma primeira grande discussão sobre o futuro da governança da internet. Essa discussão, 10 anos depois, vai voltar a ter lugar aqui em São Paulo nesses próximos dias. E junto com esse tema superimportante da governança da internet, o Brasil decidiu organizar um seminário internacional no marco da presidência brasileira do G20 sobre esse tema tão relevante e, ao mesmo tão difícil, da integridade informacional. O foco é bastante concreto na discussão da governança das plataformas digitais com aquele objetivo de sempre: como a gente consegue manter e proteger a liberdade de expressão ao mesmo tempo que se mitigam riscos importantes como, por exemplo, desinformação, discurso de ódio etc.”

A partir de terça-feira, a capital paulista acolhe o Seminário Integridade da Informação: combate à desinformação, ao discurso de ódio e às ameaças à democracia”.

Em 2003, a Unesco lançou diretrizes para a governança das plataformas digitais defendendo a “proteção a liberdade de expressão e o acesso à informação com uma abordagem multissetorial”.

Integridade da informação

Canela explica que durante as sessões no Brasil, o posicionamento da agência das Nações Unidas sairá ainda mais forte em relação à integridade da informação.

Evento em São Paulo aborda os desafios globais na regulação do mundo digital

“O que a Unesco fará ao longo desses dias no Brasil é reforçar essa posição. Que sim é possível fazer uma nova governança do ecossistema digital protegendo a liberdade de expressão, mas também combatendo esses fenômenos que têm gerado tantos problemas para as nossas democracias, têm gerado problemas para a proteção e promoção dos direitos humanos em geral e inclusive para a discussão meio ambiental.”

Na terça-feira, o seminário "Integridade da informação: combate à desinformação, ao discurso de ódio e às ameaças à democracia” contará com a presença da subsecretária-geral da ONU para Comunicação Global, Melissa Fleming. Em artigo, ela defendeu que é possível uma regulação da internet que preserve a liberdade de expressão.

Fleming argumenta que se as plataformas forem deixadas a seguir apenas suas próprias regras, não se alcançará um ecossistema de informações saudável, pois provavelmente não as cumprirão.

As Nações Unidas estão se preparando para lançar princípios de integridade de informação. Apesar de não serem vinculantes, a subsecretária-geral expressa esperança de que as empresas sigam as diretrizes.