Perspectiva Global Reportagens Humanas

Guterres condena ataques em Viena que causaram pelo menos dois mortos  BR

Chefe da ONU reafirmou solidariedade da ONU com o povo e o Governo da Áustria
Foto: ONU/Mark Garten
Chefe da ONU reafirmou solidariedade da ONU com o povo e o Governo da Áustria

Guterres condena ataques em Viena que causaram pelo menos dois mortos 

Paz e segurança

De acordo com agências de notícias, homens armados abriram fogo na noite de segunda-feira; pelo menos 14 feridos estão em hospitais, alguns graves; secretário-geral e alto representante para a Aliança das Civilizações afirmam solidariedade das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou com veemência os violentos ataques ocorridos na segunda-feira na capital austríaca, Viena. Pelo menos duas pessoas morreram e várias outras ficaram feridas. 

De acordo com agências de notícias, homens armados abriram fogo durante a noite, hora local, em vários locais no centro da cidade. 

Moratinos sublinha que “os locais de culto não devem ter derramamento de sangue e terror”
Miguel Moratinos é representante da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, ONU/Reprodução

Vítimas 

Uma das vítimas foi morta no local do tiroteio, enquanto uma segunda morreu devido aos ferimentos. Pelo menos 14 feridos estão em hospitais, alguns em estado grave. Membros das forças de segurança também estão entre os feridos. 

Em nota emitida pouco depois dos ataques, o secretário-geral disse que está acompanhando com “a maior preocupação” a situação ainda em evolução no centro da cidade de Viena.  

Ele “condena veementemente esses ataques e reafirma a solidariedade das Nações Unidas com o povo e o Governo da Áustria.” 

Guterres também ofereceu suas condolências aos familiares das vítimas e desejou aos feridos uma rápida recuperação. 

Choque e desânimo 

Em nota divulgada esta terça-feira, o alto representante para a Aliança das Civilizações das Nações Unidas, Miguel Ángel Moratinos, também expressou "seu espanto e choque com os atentados terroristas ocorridos no centro da cidade". 

Atos de terror são intoleráveis ​​e totalmente injustificáveis, sempre, onde e seja quem for o autor

 

O alto representante, que tem como missão a defesa da tolerância religiosa, condena “inequivocamente o crime desprezível” e realça que estes atos de terror “são intoleráveis ​​e totalmente injustificáveis, sempre, onde e seja quem for o autor.” 

ONU 

Viena também hospeda vários escritórios importantes da ONU, incluindo, entre outros, a sede do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, a Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Unido. 

Em mensagem postada em sua conta no Twitter, a diretora executiva do Unodc, Ghada Fathi Waly, que também atua como diretora-geral do Escritório da ONU em Viena, ofereceu seus pêsames às vítimas. 

Ela disse que seu “coração está com as vítimas e todas as pessoas afetadas por este horrível ataque”, acrescentando que a comunidade da ONU em Viena “está com o povo da Áustria neste momento trágico e difícil.”