Perspectiva Global Reportagens Humanas

Instalações da Unrwa na Síria estão severamente danificadas ou destruídas

Destruição no campo de Yarmouk, na Síria.
Foto Irin
Destruição no campo de Yarmouk, na Síria.

Instalações da Unrwa na Síria estão severamente danificadas ou destruídas

Ajuda humanitária

Refugiados da Palestina estão a regressar a campos atingidos em zonas agora dominadas pelo governo; agência saúda decisão das autoridades em permitir regresso dos refugiados; apenas 16% do orçamento para 2018 foi garantido.

A Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, realizou uma avaliação dos danos das suas instalações no campo de Yarmouk, perto de Damasco, e no acampamento palestino em Dera'a, no sul da Síria. 

Em comunicado, a agência informa que tem 23 instalações, em Yarmouk, incluindo 16 escolas, sendo que quase todas necessitam de grandes reparações.

75% precisam de ser completamente reconstruídas e todos os três centros de saúde da agência naquela localidade estão completamente destruídos. 

Dera

Os refugiados começaram a retornar ao campo de Dera, apesar dos danos e da infraestrutura básica.
Os refugiados começaram a retornar ao campo de Dera, apesar dos danos e da infraestrutura básica. , by Foto Unrwa/ Shareef Sarhan

No campo de Dera, 6 edifícios, incluindo três prédios escolares e uma clínica, precisarão de reparos substanciais.
Os refugiados começaram lentamente a retornar ao campo de Dera, apesar dos enormes danos e da falta de infraestrutura básica.

O acampamento de Dera foi o lar de 10 mil refugiados da Palestina antes de 2011. Até agora, 400 famílias regressaram desde que o governo sírio assumiu o controle da região em julho de 2018. 
A Unrwa saúda a recente decisão das autoridades do país de permitir que os refugiados da Palestina retornem às suas casas no campo de Dera'a e no campo de Yarmouk. 

Yamourk

Yarmouk foi o lar de cerca de 160 mil refugiados da Palestina antes do conflito. Tal como em Dera, a maioria das casas foi afetada e toda a infraestrutura básica destruída.

A agência informou que assim que o governo restabeleça as infraestruturas básicas, como eletricidade e água e garanta que é seguro limpar o acampamento dos escombros e possíveis engenhos de guerra não detonados, irá reparar as suas instalações que foram danificadas ou destruídas, a fim de servir a população refugiada e cumprir o seu mandato. 

Isso foi feito anteriormente, com grande sucesso, em outras áreas recém-acessíveis após o fim dos combates, como Husseiniyeh em 2015 e os campos de Sbeineh e Khan Eshieh, em 2017.

Financiamento

No entanto, a Unrwa continua a enfrentar uma grave crise de financiamento. O Recurso de Emergência de 2018 da Agência para a Síria só está financiado a 16%, de um total necessário de US$ 329 milhões. 

A agência apela, por isso, à comunidade internacional que reforce o seu apoio para permitir o fornecimento de serviços básicos, incluindo serviços de saúde e educação, aos refugiados da Palestina na Síria que retornam a estes campos.

A Unrwa é confrontada com uma procura crescente por serviços resultante de um crescimento no número de refugiados oriundos da Palestina. Financiada quase inteiramente por contribuições voluntárias, as necessidades da agência continuam a crescer, como resultado, o orçamento da Unrwa opera com um grande défice.