Peritos apontam não ter havido má conduta da OMS no episódio da pandemia de H1N1 (Português Brasil)
Declaração foi feita durante a 64ª Assembleia Mundial de Saúde que acontece esta semana em Genebra.
Yara Costa, da Rádio ONU em Nova York.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, foi inocentada de qualquer má conduta oficial na forma como lidou com a pandemia da gripe H1N1 em 2009.
Um relatório de peritos científicos apresentado nesta quarta-feira, na Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra, diz que a agência agiu corretamente em muitos aspectos, durante a crise.
Mais de 18 mil pessoas morreram no mundo e na região das Américas, ocorreram cerca de 8 mil casos fatais.
Dificuldades
No entanto, a organização enfrentou várias dificuldades sistêmicas, incluindo a medição inconsistente da gravidade e a desinformação do público sobre a pandemia veiculada pela internet.
O doutor Harvey Fineberg, que presidiu a comissão de peritos, disse que a preparação global para lidar com grandes emergências de saúde pública continua fraca.
Segundo ele, apenas 10 % dos países diziam estar bem preparados para a pandemia.
Vacinas
As vacinas foram produzidas de forma rápida, mas apenas alguns meses após o surto inicial. A disponibilidade de medicamentos para combater a gripe e o vírus como muitos outros, ainda é limitada.
A comissão disse que as Regulamentaçõe Internacionais de Saúde, adotadas em 2005, estão ajudando a melhorar a preparação global para emergências de saúde pública, mas globalmente, não estão sendo postas em prática em tempo ágil.