Perspectiva Global Reportagens Humanas

Peritos apontam não ter havido má conduta da OMS no episódio da pandemia de H1N1 (Português Brasil)

Peritos apontam não ter havido má conduta da OMS no episódio da pandemia de H1N1 (Português Brasil)

Declaração foi feita durante a 64ª Assembleia Mundial de Saúde que acontece esta semana em Genebra.

Yara Costa, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, foi inocentada de qualquer má conduta oficial na forma como lidou com a pandemia da gripe H1N1 em 2009.

Um relatório de peritos científicos apresentado nesta quarta-feira, na Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra, diz que a agência agiu corretamente em muitos aspectos, durante a crise.

Mais de 18 mil pessoas morreram no mundo e na região das Américas, ocorreram cerca de 8 mil casos fatais.

Dificuldades

No entanto, a organização enfrentou várias dificuldades sistêmicas, incluindo a medição inconsistente da gravidade e a desinformação do público sobre a pandemia veiculada pela internet.

O doutor Harvey Fineberg, que presidiu a comissão de peritos, disse que a preparação global para lidar com grandes emergências de saúde pública continua fraca.

Segundo ele, apenas 10 % dos países diziam estar bem preparados para a pandemia.

Vacinas

As vacinas foram produzidas de forma rápida, mas apenas alguns meses após o surto inicial. A disponibilidade de medicamentos para combater a gripe e o vírus como muitos outros, ainda é limitada.

A comissão disse que as Regulamentaçõe Internacionais de Saúde, adotadas em 2005, estão ajudando a melhorar a preparação global para emergências de saúde pública, mas globalmente, não estão sendo postas em prática em tempo ágil.