Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU abre tratado sobre biosegurança para assinaturas BR

ONU abre tratado sobre biosegurança para assinaturas

Japão diz que protocolo suplementar era o elo que faltava para complementar o Protocolo de Biosegurança de Cartagena.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Colômbia, Dinamarca, Holanda e Suécia foram os primeiros países a firmar um novo tratado sobre biosegurança: o Protocolo Suplementar Nagoia-Kuala Lumpur sobre Responsabilidade e Compensação.

O documento regula casos de danos à biodiversidade causados por organismos geneticamente modificados.

Biotecnologia

O novo protocolo foi adotado em novembro passado, após vários anos de negociações. O tratado funciona ainda como um protocolo suplementar à Convenção da ONU sobre Biodiversidade.

Um dos representantes da Convenção, Charles Gbedemah, disse esperar que o protocolo seja ratificado e posto em vigor, o mais rápido possível.

Um membro do governo japonês disse que o protocolo era o elo que faltava ao Tratado de Cartagena. O documento tenta proteger a diversidade biológica de riscos causados pela biotecnologia moderna.

Para entrar em vigor, o documento precisará de 40 ratificações.