Ban saúda site para promover memorial para vítimas da escravidão
Obra deve ser construída no Complexo das Nações Unidas em Nova Iorque; Ban apela à contribuições da comunidade internacional.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
O Secretário-Geral da ONU saudou esta terça-feira o lançamento de um site para promover a construção de um memorial permanente para as vítimas da escravatura e do comércio transatlântico de escravos.
Num discurso lido na apresentação do projecto , Ban Ki-moon considerou a iniciativa "um importante passo para permitir a construção do memorial no complexo das Nações Unidas em Nova Iorque."
Cerca de US$ 4,5milhoes serão necessários para a obra até 2012.
Memorial
O discurso, apresentado pelo subsecretário-geral para comunicações e informação publica, Kiyo Akasaka, destaca que "o memorial vai recordar milhões de africanos violentamente removidos das suas terras de origem."
Segundo aponta, estes foram "brutalmente abusados e destituídos da sua dignidade".
Escravatura actual
Ban refere ainda que o memorial vai"lembrar ao mundo da bravura dos escravos, abolicionistas e heróis anónimos que conseguiram impor-se ao sistema opressor e pôr fim à prática."
Ele pediu acção contra manifestações de escravatura actual, notando que a abolição da escravidão transatlântica não tinha erradicado a prática a nível global "disfarçada em práticas que incluem a servidão, prostituição forçada e trabalho infantil."
Ban elogiou as comunidades caribenhas, Caricom, e o Grupo Africano pela iniciativa de criação do memorial permanente pela "criação de um website que vai avançar para tal esforço."
O Secretário-Geral agradeceu igualmente a todos governos que fizeram contribuições financeiras para o projecto, encorajando os demais a seguirem o exemplo.
O embaixador da Jamaica junto da ONU dirige os esforços para erguer o memorial, enquanto um comité de interesse dos estados integra um fundo para financiar a construção, estabelecido em 2009.