Perspectiva Global Reportagens Humanas

Conferência da ONU debate segurança em biotecnologia BR

Conferência da ONU debate segurança em biotecnologia

Participantes debaterão a aplicação de medidas seguras para a transferência, manipulação e uso de organismos vivos modificados.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Foi aberta nesta segunda-feira em Nagoya, no Japão, uma conferência da ONU sobre o uso seguro de biotecnologia moderna.

A reunião, de cinco dias, conta com mais de 4 mil delegados incluindo membros de governos, da sociedade civil e do setor de biotecnologia. Também participa do encontro o diretor-executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Achim Steiner.

Conscientização

Ele vão debater o Protocolo de Cartagena sobre Biosegurança e adotar novas decisões para garantir a transferência segura, manipulação e uso de organismos vivos modificados, OVMs. No Brasil, o Protocolo entrou em vigor em 2004. Uma das aplicações do tratado é feita no transporte transfronteiriço de soja transgênica.

Entre as prioridades da conferência estão as regras internacionais sobre o tema. Até o final da reunião, deve ser adotado um protocolo suplementar ao de Cartagena.

Um plano estratégico de 10 anos e um programa de implementação do mesmo também serão levados à votação. Na agenda serão debatidos também a construção de capacidade, conscientização da opinião pública, participação e troca de informações.

Segundo especialistas, o consumo de alimentos geneticamente modificados tem aumentado no mundo. Além da soja, outros exemplos são óleo de canola, fibra de algodão e o milho.

O encontro em Nagoya deve terminar nesta sexta-feira.