Perspectiva Global Reportagens Humanas

Moçambique quer vacinar 720 mil pessoas contra cólera

Campanha de vacinação contra cólera é lançada no distrito de Caia, na província de Sofala, uma das três províncias mais afetadas pelo surto em Moçambique.
© Sofala District Health Directorate/Zainabo
Campanha de vacinação contra cólera é lançada no distrito de Caia, na província de Sofala, uma das três províncias mais afetadas pelo surto em Moçambique.

Moçambique quer vacinar 720 mil pessoas contra cólera

Saúde

País sofre com surtos da doença, especialmente nas regiões de Niassa, Sofala e Tete; OMS destinou US$ 856 mil para resposta; com diversos surtos, regime padrão utiliza abordagem de dose única.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou que Moçambique iniciou nesta segunda-feira uma campanha de vacinação contra o cólera que busca atingir cerca de 720 mil pessoas em oito distritos.

A imunização faz parte de medidas do governo para controlar um surto com mais de 5 mil casos e 37 mortes desde setembro de 2022.

Campanha de Vacinação contra a Cólera na Beira é realizada pelo Ministério da Saúde de Moçambique, com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e outros parceiros. (2019)
Ocha/Saviano Abreu
Campanha de Vacinação contra a Cólera na Beira é realizada pelo Ministério da Saúde de Moçambique, com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e outros parceiros. (2019)

Campanha de vacinação

Crianças acima de um ano serão vacinadas na campanha que começou 10 dias após a entrega das doses. As autoridades de saúde reforçam também a vigilância da doença, medidas de prevenção e controle, tratamento e sensibilização da população para acabar com a propagação.

O representante da OMS em Moçambique, Severin von Xylander, afirma que a campanha de imunização será crucial para conter o cólera e salvar vidas

A agência de saúde da ONU está cooperando com as autoridades locais para reforçar a resposta ao surto com equipes nas três províncias mais afetadas: Niassa, Sofala e Tete.

Aumento de casos

A OMS também desembolsou US$ 856 mil para Moçambique e forneceu suprimentos médicos e remédios. O cólera foi notificado em cinco das 11 províncias do país num aumento acentuado de casos desde meados de dezembro.

Durante a campanha de vacinação, os profissionais de saúde usarão uma abordagem mista com imunização em postos de saúde, equipes móveis e visitas porta-a-porta.

Vacinas orais serão usadas em conjunto com melhorias na água e saneamento para controlar surtos de cólera e fazer a prevenção em áreas de alto risco para a doença.

Regime vacinal

Apesar da escassez global de vacinas e do aumento da demanda devido aos surtos em todo o mundo, a OMS e seus parceiros conseguiram fornecer a imunização aos países mais afetados pelo cólera na África Austral.

Moçambique recebeu cerca de 720 mil doses da vacina oral.

A pressão levou o Grupo de Coordenação Internacional para o Fornecimento de Vacinas a suspender temporariamente o regime padrão de vacinação de duas doses em campanhas, usando, em vez disso, uma abordagem de dose única.

O cólera é uma infecção aguda e extremamente virulenta que pode se espalhar rapidamente e causar desidratação, resultando em alta morbidade e mortalidade. No entanto, a doença é facilmente tratável.

Surtos anuais

Segundo a OMS, a maioria das pessoas pode ser tratada com sucesso por meio da administração imediata de solução de reidratação oral ou fluidos intravenosos.

A doença é endêmica em Moçambique e, juntamente com outras doenças diarreicas, é uma das principais causas de morte infantil. Há surtos anuais nas províncias do norte do país.

A transmissão está intimamente ligada ao saneamento precário e ao acesso inadequado à água potável. Eventos climáticos extremos, como secas e inundações, estão agravando os riscos de cólera.

Em Moçambique, as inundações causadas pela atual estação chuvosa afetaram mais de 39 mil pessoas, causaram nove mortes e grandes danos às infraestruturas, incluindo estradas, pontes, centros de saúde e 76 mil residências.