Perspectiva Global Reportagens Humanas

Secretário-geral reflete sobre Estado do Mundo em Fórum de Davos

WEF/Benedikt von Loebell
Sessões e debates destacam inovações, avanços da indústria, soluções econômicas e dezenas de milhares de projetos
WEF/Benedikt von Loebell

Secretário-geral reflete sobre Estado do Mundo em Fórum de Davos

Desenvolvimento econômico

António Guterres discutirá colaboração internacional ante desafios em questões como clima, dívida e saúde global; Fórum Econômico Mundial junta mais de 50 chefes de Estado e de governo e 600 executivos.

O secretário-geral António Guterres discursa, nesta quarta-feira, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, com foco especial no Estado do Mundo.

As Nações Unidas revelaram que em sua avaliação global, o chefe da ONU ressaltará a necessidade de mais cooperação internacional em meio a divisões em temas como clima, alívio da dívida e saúde.

Líderes políticos e executivos

Em Nova Iorque, o porta-voz de Guterres, Farhan Haq, disse que a mensagem a ser dada aos governos e ao setor privado no evento é que estes sejam capazes de criar caminhos para uma maior cooperação num mundo fragmentado.

Na cidade suíça, o chefe da ONU tem reuniões bilaterais com líderes políticos, executivos e representantes organizações internacionais.

ONU tem reuniões bilaterais com líderes políticos, executivos e representantes organizações internacionais
Fórum Econômico Mundial

Os mentores do evento esperam 52 chefes de Estado e de governo em Davos até sexta-feira. A previsão é que a reunião junte 600 representantes executivos. As questões em discussão incluem efeitos de guerras e conflitos, pressões econômicas e mudanças climáticas.

Parceiros globais

Participam ainda lideranças de agências como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e o Programa Alimentar Mundial, PMA.

Chefes do Fundos da ONU para a Infância, do Fundo para a População e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura também estão presentes na reunião.

Por mais de 50 anos, o Fórum Econômico Mundial, faz interagir parceiros globais na cidade suíça aspirando gerar impacto para melhor o estado do mundo.