Perspectiva Global Reportagens Humanas
Mundo precisará reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em mais de 40% para cumprir metas mais ambiciosas do Acordo de Paris

Metano pode ter melhor gerenciamento para se baixar até 2030

Banco Mundial/Scott Wallace
Mundo precisará reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em mais de 40% para cumprir metas mais ambiciosas do Acordo de Paris

Metano pode ter melhor gerenciamento para se baixar até 2030

Clima e Meio Ambiente

Especialista do Pnuma revela novas constatações sobre principal componente do gás natural; entrevista ressalta, no entanto, que combustível não é mais problemático para o aquecimento global, ao lado do carvão ou o petróleo.

Um especialista da ONU tratou da questão da relevância do gás natural como  um combustível que pode ser a aposta como ponte na transição global para alternativas ao carvão e ao petróleo.

Para o chefe do Departamento de Energia e Clima do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, Mark Radka, as emissões de metano nas operações de petróleo e gás são muito maiores do que foi estimado.

Melhor combustível fóssil?

O metano foi considerado “um poderoso gás de efeito estufa, cerca de 84 vezes mais potente do que o dióxido de carbono”, na medição de longo prazo em um período de 20 anos.

Nesse sentido, Radka ressaltou que quaisquer emissões do principal componente do gás natural prejudicam suas credenciais como um combustível fóssil melhor.

A poluição do ar causada pelas usinas de energia contribui para o aquecimento global
Unsplash/Marek Piwnicki
A poluição do ar causada pelas usinas de energia contribui para o aquecimento global

Por isso, destaca que no lugar que se tomar o gás natural como “mais limpo”, o prudente seria assegurar que este recurso seja bem gerenciado. Como resultado, as taxas de emissão seriam menos problemáticas em termos de aquecimento do planeta, comparada ao carvão ou petróleo.

Radka ressaltou que as emissões de metano durante sua extração e transporte revelam que  o gás natural não é tão favorável ao clima quanto se pensava.

Metas ambiciosas

A ONU destaca que até 2030, o mundo precisará reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em mais de 40% para cumprir metas mais ambiciosas do Acordo de Paris.

O especialista destacou aspetos do consumo energético do dia a dia como comunicação, iluminação, aquecimento e mobilidade, como serviços que podem consumir menos energia e sob os quais se está em melhor situação de uso de gás natural, incluindo em benefícios para o planeta.

As fontes de energia solar, eólica ou ambas já são usadas por vários países. Alternativas cada vez mais consideradas são a produção da energia com fontes hidrelétricas, geotérmicas ou biomassa sustentável.

O uso de correntes oceânicas ou usinas de energia das marés para geral energia estão em fases pilotos, mas levantam outras preocupações em relação ao impacto ambiental.