Perspectiva Global Reportagens Humanas

Para Nações Unidas, mundo regrediu em princípios globais sobre a criança

Sinais de declínio são alarmantes no ano que marca o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
© Unicef/Ammar
Sinais de declínio são alarmantes no ano que marca o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Para Nações Unidas, mundo regrediu em princípios globais sobre a criança

Direitos humanos

Pandemia, mudança climática e impacto da violência na infância fazem parte de análise global; cenário foi traçado em encontro de comitê de especialistas que monitoram direitos da criança.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, destacou que os direitos da criança em todo o mundo estão diminuindo, ao abrir a 92ª sessão do Comitê dos Direitos da Criança.

A avaliação do cenário global foi apresentada, nesta segunda-feira, na reunião que revisa Azerbaijão, Bolívia, Irlanda, Ilhas Maurício, Omã, Suécia e Nova Zelândia quanto à adesão à Convenção sobre os Direitos da Criança.

Presente e futuro

Turk ressaltou que os menores suportaram o fardo da pandemia, com grande impacto sobre a educação. Outra realidade é a ameaça da mudança climática no presente e no futuro.

Muitas crianças vivem em zonas de guerra ou em extremas necessidades humanitárias
© UNICEF/UN0277463/Bindra

Turk acrescentou que “defensores dos direitos humanos das crianças, especialmente meninas e crianças em situação de não conformidade com o gênero, têm enfrentado repressão crescente em muitos países”.

Para o alto comissário, as ações do comitê são mais essenciais que nunca. Os menores representam 41% dos deslocamentos forçados no globo.  Em 15 países afetados por crises, cerca de 14 milhões de menores sofrem com insegurança nutricional.

Muitas crianças vivem em zonas de guerra ou em extremas necessidades humanitárias.

Direitos e liberdades

Para Volker Turk, os países devem ouvir essas crianças e mantê-las como prioridade.

Mudança climática e impacto da violência na infância fazem parte de análise global
© Unicef/Arsalan Butt
Mudança climática e impacto da violência na infância fazem parte de análise global

Os sinais de declínio são alarmantes no ano que marca o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O alto comissário lembrou que o documento “abriu caminho para os direitos e a dignidade para todos”.

O chefe de direitos humanos ressaltou que seu Escritório está concluindo um plano de apoio ao comitê e outros órgãos de tratados.

A iniciativa inclui um novo calendário de análise do tema e espera que ferramentas modernas e digitais concedam maior sucesso e eficiência a essa ação.

Até 3 de fevereiro, a 92ª sessão do Comitê dos Direitos da Criança reúne especialistas em Genebra para monitorar o cumprimento do tratado nos países em pauta.