Perspectiva Global Reportagens Humanas

OMS recomenda novo nome para varíola dos macacos

As lesões da varíola M geralmente aparecem nas palmas das mãos.
© CDC
As lesões da varíola M geralmente aparecem nas palmas das mãos.

OMS recomenda novo nome para varíola dos macacos

Saúde

Mudança ocorre após uma série de consultas a especialistas internacionais; agência começará a utilizar o termo “varíola M” como sinônimo para varíola dos macacos; ambas as nomenclaturas podem ser adotadas simultaneamente por um ano, enquanto o nome “varíola dos macacos” é inutilizado.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, decidiu mudar o nome da doença varíola dos macacos. Desde o aumento do surto, no início deste ano, a agência da ONU passou a receber relatos de tons racistas e estigmas na internet e em outros contextos em algumas comunidades.

Vários indivíduos e países-membros expressaram preocupação com esses relatos, em particular e em público, pedindo providências à OMS para aposentar a nomenclatura. O nome da doença passar a ser “varíola M” e dentro de um ano, enquanto a mudança ocorre, poderá ser utilizado o termo varíola dos macacos.

É responsabilidade da OMS sob a Classificação Internacional de Doenças, ICD na sigla em inglês, decidir por um processo de consultas novos nomes do doenças.
© OMS/Khaled Mostafa
É responsabilidade da OMS sob a Classificação Internacional de Doenças, ICD na sigla em inglês, decidir por um processo de consultas novos nomes do doenças.

Diálogo com os países e consultas ao público

É responsabilidade da OMS sob a Classificação Internacional de Doenças, ICD na sigla em inglês, decidir por um processo de consultas novos nomes do doenças. Este processo inclui um diálogo com os países. E no caso da varíola dos macacos, a agência da ONU também ouviu especialistas e membros do público em geral.

O diretor-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, anunciou que a adoção da nova nomenclatura será em inglês como “Mpox”. O período de um ano é necessário para que a mudança possa ser implementada também na literatura da agência.

O novo nome já deve figurar oficialmente em 2023 no ICD-11 que é o padrão global para os dados de saúde, documentação clínica e agregação de estatística. Já o nome “varíola dos macacos” deve continuar existindo nas buscas para combinar com a informação histórica da doença.

Geralmente, a mudança do nome de uma doença pode levar vários anos, mas nesse caso, a OMS decidiu acelerar o processo. A agência da ONU passará a utilizar o termo Mpox ou Varíola M em suas comunicações e encoraja a todos que façam o mesmo para minimizar qualquer impacto negativo.

O termo varíola dos macacos humana foi criado em 1970 após o vírus ter sido descoberto em macacos cativos em 1958, e antes da OMS ter regras para dar nome a doenças, o que foi publicado em 2015.