Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU em Cabo Verde atua para mitigar mudanças climáticas e criar empregos BR

Jovem segura bandeira cabo-verdiana na cidade da Praia.
ONU Cabo Verde
Jovem segura bandeira cabo-verdiana na cidade da Praia.

ONU em Cabo Verde atua para mitigar mudanças climáticas e criar empregos

Assuntos da ONU

Cerca de 1 mil empregos foram criados em 24 comunidades rurais com o apoio das Nações Unidas; chefe da ONU no país, Ana Graça, destaca importância da geração de empregos e medidas para impulsionar setor agrícola, que sofre com quarta seca.

A ONU em Cabo Verde está liderando iniciativas para apoiar as autoridades do país na mitigação dos impactos da mudança climática. Em três das ilhas cabo-verdianas, estas ações das Nações Unidas incentivam a criação de 1 mil empregos em 24 comunidades rurais.

A chefe da ONU no país de língua portuguesa, Ana Patricia Graça, explicou à ONU News a relação entre a questão climática e a falta de oportunidades. Segundo ela, a seca que atinge o país há mais de quatro anos é um “desastre silencioso”, pois impacta o setor agropecuário e a geração de empregos.

ONU em Cabo Verde atua para mitigar mudanças climáticas e criar empregos

Agricultura em Cabo Verde

“O país está ainda a atravessar uma seca profunda há mais de quatro anos. Com as consequências que isto tem, em particular num pequeno estado insular como Cabo Verde, que depende da terra, não é? Terra esta que com a seca tem sofrido desertificação séria.”

O resultado da escassez de chuvas é a falta de terras aráveis em Cabo Verde, o que preocupa as autoridades uma vez que as áreas produtivas são limitadas. Assim, o apoio ao setor agrário do país fomenta a criação de empregos e a retenção de jovens.

Uma das iniciativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, para contribuir com a mitigação dos efeitos climáticos e com a geração de empregos foi o reflorestamento de mais de 1 mil hectares por meio de um programa financiado pela União Europeia, que acaba de ser concluído.

Criação de empregos

Ana Graça afirma que a criação de empregos é uma das prioridades da atuação da ONU em Cabo Verde, que recentemente divulgou seu quadro de cooperação para os próximos cinco anos. No topo da lista, aparecem as iniciativas para o trabalho no desenvolvimento humano e na educação.

“Efetivamente, a criação de emprego e de oportunidades para os jovens é uma prioridade absoluta do governo de Cabo Verde e das Nações Unidas em Cabo Verde. A FAO, também fazendo esta ligação à questão climática, tem investido muito também com o apoio de outros parceiros, como a União Europeia, em projetos de reflorestação que são feitos através da comunidade, gerando emprego para as comunidades.”

Segundo a líder das Nações Unidas no país, igualdade de gênero e erradicação da pobreza extrema também fazem parte da agenda.

Usina de dessalinização de água

De acordo com os dados da ONU, com outros investimentos público-privados inovadores, serão instalados parques solares que fornecem eletricidade a uma usina de dessalinização de água, beneficiando mais de 11 mil pessoas em duas ilhas.

Este é o resultado de apenas uma das quase 30 iniciativas que atendem às necessidades de energia limpa e água, apoiadas pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e financiadas pelo Fundo para o Meio Ambiente Global.

Ana Graça explica que a questão da água é um ponto de preocupação tanto do ponto de vista humano como para o setor agrário.

Sobrevivência das pessoas

“As questões da água, da mobilização da água, que é essencial para a sobrevivência das pessoas, para a agricultura. Naturalmente, sendo um Estado insular, a terra arável não é abundante, pelo que é preciso efetivamente que haja água para se poder produzir e fazer agricultura”

Outras agências da ONU também estão atuando no país para impulsionar o desenvolvimento sustentável: o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, e UN-Habitat estão apoiando 7 mil pessoas em comunidades vulneráveis com um processo para projetar e reconstruir espaços públicos inclusivos.