Perspectiva Global Reportagens Humanas

Dia Marítimo Mundial aposta em tecnologias limpas para transporte mais verde

Mar agitado visto de baixo do nível do mar, fora da costa da ilha de Malta, no mar Mediterrâneo.
FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) /Kurt Arrigo/
Mar agitado visto de baixo do nível do mar, fora da costa da ilha de Malta, no mar Mediterrâneo.

Dia Marítimo Mundial aposta em tecnologias limpas para transporte mais verde

Clima e Meio Ambiente

Mais de 80% do comércio mundial é feito pelo mar; crise de Covid-19 agravou situação de centenas de milhares de profissionais do ramo que viveram uma crise humanitária sem poder voltar para casa; transporte marítimo é o mais eficiente e mais barato do mundo. 

Este 29 de setembro é o Dia Marítimo Mundial. As Nações Unidas marcam a data sob o tema: novas tecnologias para um transporte mais verde e ambientalmente correto. Este ano, as celebrações ocorrem na África do Sul. 

Centenas de milhares de profissionais do setor marítimo, que concentra 80% do transporte comercial no mundo, enfrentaram uma crise humanitária durante a pandemia. Com o fechamento de fronteiras para evitar a contaminação, eles não puderam retornar à casa permanecendo em alto mar. 

Países em desenvolvimento e Objetivos 13 e 14 da ONU são destaque 

Para a ONU, a crise causada pela Covid-19 aos marinheiros deve ser resolvida imediatamente com a decisão de governos de designarem os profissionais como trabalhadores essenciais. 

Este ano, a Organização Marítima Mundial, OMM, está apoiando a transição para uma economia verde como seu tema principal. A agência afirma que é hora de se reconstruir melhor e de forma mais sustentável com a recuperação da pandemia. 

O tema de 2022 ressalta ainda o contexto de países em desenvolvimento incluindo os Pequenos Estados-Ilha conhecidos como Sids, na sigla em inglês, e os países menos desenvolvidos.  

Os Objetivos 13 e 14 de Desenvolvimento Sustentável sobre ação climática para os oceanos e recursos marinhos estão no centro das ações da OMM para promover mares mais saudáveis. 

A OMM lembra que o mundo depende de uma indústria marítima internacional segura e eficiente.  

A proteção do transporte marítimo e do desenvolvimento sustentável é uma das maiores prioridades da agência da ONU.