Perspectiva Global Reportagens Humanas

Para Guterres, processo de anexações na Ucrânia não teria valor legal BR

Mulher está em uma escola abandonada, danificada após um bombardeio, em Krasnohorivka, Donetsk, na Ucrânia
© Unicef/Ashley Gilbertson
Mulher está em uma escola abandonada, danificada após um bombardeio, em Krasnohorivka, Donetsk, na Ucrânia

Para Guterres, processo de anexações na Ucrânia não teria valor legal

Paz e segurança

Secretário-geral da ONU defende que ato deve ser condenado e cita violação da Carta da ONU; comunicado sublinha que avanço da Rússia sobre o território ucraniano pode comprometer perspectivas de paz.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o anúncio do governo da Rússia sobre a anexação de regiões ucranianas em Donestk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Segundo Guterres, o Kremlin anunciou que uma cerimônia nesta sexta-feira oficializaria a absorção dos territórios ucranianos. Falando a jornalistas, o chefe da ONU chamou a atenção para o perigo do momento e ressalta que ele “tem o dever de defender a Carta das Nações Unidas”.

Direito Internacional

Ele explicou que “declarar qualquer anexação do território de um Estado por outro Estado resultante da ameaça ou uso da força é uma violação dos Princípios da Carta da ONU e do direito internacional.”

Guterres enfatizou que a Rússia, como um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, compartilha uma responsabilidade particular de respeitar a Carta.

Para o secretário-geral, “qualquer decisão de prosseguir com a anexação das regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia não teria valor legal e merece ser condenada”, já que não pode ser conciliada com o quadro jurídico internacional.

Nesta quarta-feira, agências de notícias noticiaram com base em informações de autoridades russas, de que “a anexação teria sido aprovada por mais de 93% dos votos da região de Zaporizhzhia, num referendo organizado pela Rússia”.

O sim à anexação também teria sido obtido por 87% na região de Kherson, 98% na região de Luhansk e 99% em Donetsk, segundo fontes russas.

Integridade

A ONU considera estas consultas como ilegítimas. Guterres disse que estes atos se opõem a tudo o que a comunidade internacional deveria defender. Além disso, “ferem os propósitos e princípios das Nações Unidas”.

O secretário-geral ressaltou que marcam uma escalada perigosa, não tem lugar no mundo moderno e nem devem ser aceitos.”

Guterres disse que a organização está totalmente comprometida com a soberania, unidade, independência e integridade territorial da Ucrânia, “dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, de acordo com as resoluções relevantes da ONU”.

Ele frisa que “os chamados “referendos” nas regiões ocupadas foram realizados durante o conflito armado ativo, em áreas sob ocupação russa e fora do quadro legal e constitucional da Ucrânia.”

Impactos dramáticos à economia global

Para o líder da ONU, essas consultas não podem ser chamadas de expressão genuína da vontade popular e qualquer decisão da Rússia de avançar comprometerá ainda mais as perspectivas de paz e pediu que se recue da atual posição.

Guterres lembrou que isso prolongará os impactos dramáticos na economia global, especialmente nos países em desenvolvimento e prejudicará a capacidade de prestar auxílio essencial em toda a Ucrânia e além de suas fronteiras.

No Conselho de Segurança, a Ucrânia disse ter todo o direito de retomar os territórios após o que chamou de referendo ilegal em reunião realizada nesta terça-feira.

A Rússia defendeu a recente convocação de reservistas para se juntarem aos combates no território ucraniano.