Perspectiva Global Reportagens Humanas

Nova rodada deve decidir sobre metas para baixar emissões de CO2 na aviação BR

Três cenários serão colocados na mesa depois de um estudo de viabilidade pedido pelos Estados-membros da Icao
Unsplash/Lucas Davies
Três cenários serão colocados na mesa depois de um estudo de viabilidade pedido pelos Estados-membros da Icao

Nova rodada deve decidir sobre metas para baixar emissões de CO2 na aviação

Clima e Meio Ambiente

Organização Internacional da Aviação Civil diz que alvo por definir esta semana em Montreal deverá ser adotado na Assembleia em setembro; agência da ONU pede vontade política, inovação e ambição  em favor da atuação conjunta e de longo prazo na indústria.

Pelo menos 119 países buscam definir uma nova meta de redução para as emissões de CO2 da aviação internacional de longo prazo em encontros nesta semana em Montreal, Canadá.

A partir desta terça-feira, a Organização Internacional da Aviação Civil, Icao,  junta representantes de governos na rodada de quatro dias debatendo o alvo a ser adotado na 41ª Assembleia da agência agendada para setembro.

Viabilidade 

As discussões terão como foco três cenários que serão colocados na mesa depois de um estudo de viabilidade que foi realizado a pedido dos Estados-membros. A análise sobre a redução de emissões esteve a cargo do Comitê de Proteção Ambiental da Aviação da Icao. 

Icao realizou encontros destacando questões ambientais e sessões de capacitação
Icao
Icao realizou encontros destacando questões ambientais e sessões de capacitação

 

O presidente do Conselho da agência da ONU, Salvatore Sciacchitano, destacou que a reunião de alto nível “poderá demonstrar a determinação coletiva de se construir um futuro sustentável para a aviação internacional.” 

O pedido feito aos Estados participantes é que demonstrem uma forte expressão de vontade política para que atuem juntos, e com a indústria por meio da Icao, para a definição de uma “nova e ambiciosa meta global de redução de emissões de longo prazo” no setor.

Propostas 

Na última fase da preparação da reunião, em Montreal, a Icao realizou encontros destacando questões ambientais e sessões de capacitação na semana passada. Os Diálogos de Aviação Global começaram em 2021.

Em eventos anuais, a Icao promoveu inventários da inovação ambiental, tecnologias em favor do ambiente e esforços de pesquisa. O propósito é que os países façam sua análise das propostas de solução em favor de uma  descarbonização a longo prazo no transporte aéreo internacional.