Perspectiva Global Reportagens Humanas

Unesco cria na Universidade do Porto uma cátedra focada nos oceanos BR

Praia na cidade de Nazaré, em Portugal.
Foto: © Unsplash/Tamas Tuzes-Katai
Praia na cidade de Nazaré, em Portugal.

Unesco cria na Universidade do Porto uma cátedra focada nos oceanos

Cultura e educação

Meta da agência da ONU é ampliar investigações sobre os mares e formação a longo prazo para professores dos ensinos básico e secundário; instituição no norte de Portugal fica responsável por promover pesquisas na área.  

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, acaba de atribuir à Universidade do Porto uma cátedra para investigações sobre os oceanos.  

A instituição de ensino superior no norte de Portugal recebeu da agência da ONU a aprovação para a cátedra “Especialização em Oceanos – Educação Científica de Crianças para Gestão dos Oceanos: em Apoio à Economia Azul Sustentável”.  

Década dos Oceanos  

Portugal recebe Conferência dos Oceanos em junho de 2022
© Unesco/Pedro Menezes
Portugal recebe Conferência dos Oceanos em junho de 2022

A novidade está sendo anunciada no mês em que a capital portuguesa, Lisboa, recebe a Conferência dos Oceanos da ONU, a partir deste 27 de junho. Além disso, a Unesco é uma das agências das Nações Unidas que lideram as atividades relacionadas à Década dos Oceanos entre 2021 e 2030.  

Em entrevistas aos meios de comunicação de Portugal, a investigadora que irá coordenar a cátedra, Laura Guimarães, declarou que a meta é ampliar “as investigações sobre os oceanos e a educação” sobre o tema, além de fornecer “formação para professores dos ensinos básico e secundário.” 

Economia azul 

Dados sobre oceanos têm um papel importante na avaliação dos efeitos futuros das alterações climáticas.
OMM/Mislav Bilic
Dados sobre oceanos têm um papel importante na avaliação dos efeitos futuros das alterações climáticas.

A pesquisadora da Universidade do Porto teria revelado também que a cátedra “tem uma forte componente relacionada à literacia dos oceanos, necessária para se entender a importância dos oceanos, que é base para apoiar a vida na Terra”.  

A Universidade do Porto também destaca que a parceria com a Unesco facilitará a promoção de um sistema integrado de pesquisas, treinamentos, informação e documentação do ensino sobre ciências oceânicas, literatura dos oceanos e economia sustentável de recursos marinhos, a chamada economia azul.