Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU reduz previsão de crescimento da economia global para 3,1% BR

Associado à  guerra na Ucrânia, o abrandamento deve inflacionar preços de alimentos e fertilizantes.
FMI/Brendan Hoffman
Associado à guerra na Ucrânia, o abrandamento deve inflacionar preços de alimentos e fertilizantes.

ONU reduz previsão de crescimento da economia global para 3,1%

Desenvolvimento econômico

Guerra na Ucrânia e sanções contra a Rússia afetam exportações de petróleo bruto, gás natural, grãos, fertilizantes e metais; efeitos incluem  aumento de custos de energia, escalada de preços de alimentos e commodities.

A economia global deverá crescer 3,1%  este ano, ao contrário da projeção de 4% feita em janeiro.

A informação consta do relatório Situação e Perspectivas Econômicas Mundiais das Nações Unidas 2022, lançado nesta  quarta-feira em Nova Iorque.

Preços

O abrandamento do crescimento global ocorre em meio a fatores como guerra na Ucrânia, aumento dos preços de energia, dos alimentos e das commodities, conjugados à alta da inflação e a posturas de política monetária restritivas em bancos centrais.

Criptomoedas podem colocar em xeque o uso de controle de capitais, que é uma ferramenta muito importante para países em desenvolvimento
ONU News/Daniel Dickinson
Criptomoedas podem colocar em xeque o uso de controle de capitais, que é uma ferramenta muito importante para países em desenvolvimento

 

As previsões de crescimento para os Estados Unidos, União Europeia e China foram revistas para baixo.

A região europeia deve observar a descida mais significativa com 2,7%, ao contrário dos 3,9% que eram esperados no princípio do ano.

O bloco europeu tem sido o mais afetado por interrupções no fornecimento de energia da Rússia.

EUA e China

A economia dos Estados Unidos sobe 2,6%, e a China 4,5%.

O grupo dos países em desenvolvimento a expansão deve ser de  4,1% este ano, abaixo dos 6,7%. em 2021.

O documento ressalta que a desaceleração generalizada da economia global atrasará uma recuperação completa, inclusiva e sustentável após a pandemia.

Associado à  guerra na Ucrânia, o abrandamento deve inflacionar preços de alimentos e fertilizantes. Os efeitos serão sentidos particularmente os países em desenvolvimento, exacerbando a insegurança alimentar e a pobreza.

Pandemia e Brasil

Outro perigo paralelo à intensificação da guerra em território são possíveis ondas da pandemia.

 

O agravamento da insegurança alimentar é uma das situações esperadas no continente africano
OIT/E. Raboanaly
O agravamento da insegurança alimentar é uma das situações esperadas no continente africano

 

Na América Latina e Caribe o Produto Interno Bruto, PIB, regional deverá crescer apenas 2,1%, a seguir a uma expansão de 6,6% em 2021. No próximo ano, o crescimento deverá alcançar 2,8%.

O documento destaca que no caso do Brasil o desempenho será de mais 0,5%.  O aumento no maior PIB da região deve ocorrer por fatores como  inflação elevada, condições monetárias mais apertadas e maior incerteza.

O país sofre ainda com as interrupções no fornecimento e preços elevados de fertilizantes devido à guerra na Ucrânia, uma situação  que pressionará ainda mais o custo dos alimentos em nível global.

Comodities

Devido aos constrangimentos monetários em economias desenvolvidas aumentarão os custos dos empréstimos.

A situação prejudicará a sustentabilidade da dívida e restringirá ainda mais o espaço fiscal  para apoiar uma recuperação completa das economias dos países em desenvolvimento.

Economias registraram o pior desempenho de crescimento em décadas
Unsplash/Mauricio Leon
Economias registraram o pior desempenho de crescimento em décadas

A ação climática é uma das áreas que podem ser mais afetadas pela guerra na Ucrânia e pelos seus efeitos sobre os preços de energia e das comodities.

A escalada de custos do petróleo e do gás podem incentivar mais extração de combustíveis fósseis ou maior uso de carvão.

África

Preços  altos do níquel podem afetar negativamente a produção de veículos elétricos, enquanto a subida de valores de alimentos pode impedir a produção de biocombustível.

A ONU destaca que tais preços elevados também são uma oportunidade para os países resolverem suas preocupações com energia e segurança alimentar.

O estudo defende que a adoção de energias renováveis pode ser acelerada, melhorando a eficiência do sistema como requerido para a sustentabilidade geral.

Na África o agravamento da insegurança alimentar é uma das situações esperadas.

O continente onde as taxas de vacinação estão baixas destaca-se pela vulnerabilidade em relação a  novas ondas de infecções por Covid-19.