Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU preocupada com presidente e segurança após golpe militar em Burquina Fasso BR

ONU reitera o compromisso com a preservação de ordem constitucional
Foto ONU/Cia Pak
ONU reitera o compromisso com a preservação de ordem constitucional

ONU preocupada com presidente e segurança após golpe militar em Burquina Fasso

Paz e segurança

Ainda não é conhecido o paradeiro do chefe de Estado deposto, Roch Kaboré; agências de notícias informaram que foram ouvidos tiros perto do palácio na capital Ouagadougou nesta segunda-feira; ação aconteceu na sequência de motins em vários quartéis da cidade. 

O secretário-geral das Nações Unidas afirmou que acompanha com grande preocupação os eventos em Burquina Fasso. 

Nesta segunda-feira, António Guterres disse estar particularmente apreensivo com a segurança do chefe de Estado e a instabilidade no país após o golpe realizado no domingo por setores das Forças Armadas.  

Chefes militares  

Sobre o presidente Roch Kaboré, autoridades anunciaram que ainda há informações em relação à sua localização.  

António Guterres pede aos líderes do golpe que abandonem as armas
ONU News
António Guterres pede aos líderes do golpe que abandonem as armas

 

Agências de notícias informaram que houve som de tiros próximo do palácio presidencial na capital Ouagadougou, em meio a um motim de soldados em vários quartéis.  

Antes, os militares exigiram a demissão de chefes do Exército e mais recursos para combater milícias islâmicas.  

De acordo com os relatos das agências, várias centenas de pessoas saíram em apoio às tropas, forçando as autoridades a declarar um toque de recolher noturno.  Há uma semana, pelo menos 11 soldados foram detidos por supostamente planejar um golpe.  

Governo 

Em nota emitida pelo seu porta-voz, o secretário-geral da ONU condena fortemente qualquer tentativa de tomada forçada de governo pelos militares. 

António Guterres pede “aos líderes do golpe que abandonem as armas e protejam a integridade física do presidente e das instituições nacionais”.  A nota pede moderação e diálogo às partes.  

A ONU reitera o compromisso com a preservação de ordem constitucional e reafirma seu apoio ao povo burquinabe nos esforços em busca de soluções para os vários desafios do país da África Ocidental.