Perspectiva Global Reportagens Humanas

Investidores anunciam fundo cotado em bolsa sobre emissão zero de carbono  BR

Executivos querem ajudar a preencher a lacuna de financiamento para realizar a Agenda 2030 da ONU e garantir a sustentabilidade
Pnud Cuba
Executivos querem ajudar a preencher a lacuna de financiamento para realizar a Agenda 2030 da ONU e garantir a sustentabilidade

Investidores anunciam fundo cotado em bolsa sobre emissão zero de carbono 

Clima e Meio Ambiente

Iniciativa é promovida por líderes de 30 grandes empresas globais; secretário-geral pede mais investimentos para países em desenvolvimento; ONU apela para que neutralização de carbono e sustentabilidade guiem políticas e modelos de negócios. 

Um fundo sobre a emissão zero de carbono cotado em bolsa será criado nos próximos meses, com outro de financiamentos combinados para oferecer oportunidades de investimento em infraestrutura sustentável.  

A informação foi dada esta segunda-feira na reunião anual do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, com a Aliança de Investidores Globais para o Desenvolvimento Sustentável, Gisd. 

Melhor investimento 

No evento, o chefe da ONU apontou que é responsabilidade dos líderes do setor privado construir um mundo sustentável, zero emissões, resiliente e equitativo para atingir as metas globais. 

Entre os objetivos estabelecidos para a iniciativa estão alinhar melhor o investimento com o desenvolvimento sustentável e agir de acordo com os compromissos, calendários, metas e planos confiáveis para esse propósito.  

Exemplo malauiano de boas práticas no desenvolvimento da irrigação e apoio aos meios de subsistência para alcançar os ODS com esquema de irrigação Tapumuluka
PMA/Badre Bahaji
Exemplo malauiano de boas práticas no desenvolvimento da irrigação e apoio aos meios de subsistência para alcançar os ODS com esquema de irrigação Tapumuluka

 

Guterres disse contar com os membros da aliança para mobilizar maiores investimentos para os países em desenvolvimento e fazer com que “zerar emissões e sustentabilidade sejam o centro das políticas e modelos de negócios de todos”. 

Uma declaração conjunta do evento destaca que o grupo tem atuado em finanças para o desenvolvimento sustentável criando “diretrizes e produtos que alinham o ecossistema financeiro e de investimento” com as metas globais.  

Executivos

Formada em 2019, a aliança que integra diretores-gerentes de 30 grandes empresas globais já definiu padrões e ferramentas para mobilizar trilhões de dólares. O alvo é preencher a lacuna de financiamento necessários para realizar a Agenda 2030 da ONU e garantir a sustentabilidade. 

A atuação dos executivos também ajudou na crise da pandemia desenvolvendo uma Chamada à Ação para Covid-19. A iniciativa levou empresas e governos a usar ligações sociais para uma resposta em favor da recuperação econômica sustentável. 

Este ano, a Gisd publicou parâmetros para medir com precisão o impacto das empresas no desenvolvimento sustentável, abrangendo inicialmente oito setores. 

Desenvolvimento 

A copresidente da Aliança Gisd, Leila Fourie, disse que os investidores ganharam percepções importantes para ajudá-los a alinhar seu financiamento com o desenvolvimento sustentável. 

Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, se encontrou com a aliança de 30 executivos
ONU/Eskinder Debebe
Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, se encontrou com a aliança de 30 executivos

 

Um documento modelo deverá fornecer diferentes opções para definir as relações contratuais entre proprietários e gestores de ativos, incentivando o investimento de longo prazo alinhado com o desenvolvimento sustentável. 

O Gisd atua com o Grupo de Trabalho de Finanças Sustentáveis ​​das maiores economias do mundo e com o bureau da Cúpula do Clima, COP-26.  

Em colaboração com bancos multilaterais de desenvolvimento, a aliança de investidores tenta fazer “recomendações viáveis ​​sobre maneiras de aumentar o investimento privado para o desenvolvimento sustentável”.