Perspectiva Global Reportagens Humanas
Aquisição das 400 milhões de doses foi viabilizada por bancos africanos

Nova parceria quer levar 400 milhões de doses da vacina Covid-19 para a África  BR

Unicef/Yannick Folly
Aquisição das 400 milhões de doses foi viabilizada por bancos africanos

Nova parceria quer levar 400 milhões de doses da vacina Covid-19 para a África 

Saúde

Continente espera iniciar ainda este mês vacinação com dose única da americana Johnson & Johnson; Unicef revela meta de subir dos atuais 2% da população imunizada; União Africana saúda agilização da distribuição nos países-membros. 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, anunciou uma parceria com o Mecanismo de Aquisição de Vacinas da União Africana, Avat, para melhorar a compra e distribuição de imunizantes na região. 

A meta é entregar mais de 400 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson a diiversas nações do continente. 

Acesso 

A parceria vai ajudar a mitigar o impacto da pandemia, na região que conta com apenas 2% das pessoas totalmente vacinadas.  

 Vera Songwe, secretária executiva da Comissão Econômica da ONU para a África.
ECA
Vera Songwe, secretária executiva da Comissão Econômica da ONU para a África.

Outra meta é aumentar a aquisição e o fabrico dentro do continente como parte de uma estratégia mais ampla de sistemas de saúde sustentáveis e criação de emprego. 

A secretária executiva da Comissão Econômica da ONU para África, ECA, Vera Songwe disse que “a parceria vai aprofundar a colaboração, abrir caminho para uma mais robusta resposta à pandemia e levar o continente à recuperação. 

Espera-se ainda que a nova colaboração ajude a “fortalecer os sistemas de saúde e apoiar o setor manufatureiro para a criação de empregos”. 

Urgência  

Estabelecida por líderes africanos, a Avat lidera os esforços de acesso justo, equitativo e da distribuição de vacinas. A iniciativa negociou a aquisição de imunizantes com farmacêuticas para vacinar, pelo menos, 60% da população do continente até 2022, alcançando a chamada “imunidade de rebanho”. 

 

Desde o início da pandemia, o Centro de Controle e prevenção de Doenças da África, CDC, trabalha com o mecanismo Covax para garantir um acesso justo das vacinas aos países africanos.  

Com a terceira onda atingindo o continente o momento revela-se crítico e o CDC estima que a vacinação generalizada é mais urgente do que nunca. 

A aquisição das 400 milhões de doses foi viabilizada pelo Banco Africano de Importação e Exportação que garantiu antecipadamente US$ 2 bilhões a farmacêutica americana.  

Desigualdade 

O Afreximbank disponibilizou também financiamento direto aos Estados-membros que requerem fundos para o pagamento das vacinas. 

Como parte do compromisso, o banco já havia colocado US$ 30 milhões ao dispor da Johnson & Johnson das nações integrantes da União Africana há três meses.  

Vacinas contra Covid-19 chegando a São Tomé através da iniciativa Covax
ONU São Tomé e Príncipe
Vacinas contra Covid-19 chegando a São Tomé através da iniciativa Covax

 

A diretora-executiva do Unicef,  Henrietta Fore,  destaca que o acesso às vacinas contra a Covid-19 tem sido injusto e o peso desta desigualdade é suportado pelas pessoas em África, o que não pode continuar”.

A chefe da agência da ONU reiterou a parceria do continente que apresenta “uma longa história de entrega de vacinas onde elas são necessárias”. 

Nos esforços contra a pandemia, o acesso as vacinas é tido como saída mais segura. Diante da emergência de novas variantes, a imunização em África é considerada essencial.

Funcionário de saúde de Angola recebe vacina através da iniciativa Covax
Unicef/COVAX/Carlos César
Funcionário de saúde de Angola recebe vacina através da iniciativa Covax

Medicamentos 

No continente, a velocidade e escala na distribuição das vacinas é tida como essencial para a recuperação econômica diante da crise que revela as vulnerabilidades no fabrico de produtos farmacêuticos.  

Antes da pandemia, o continente fabricava apenas menos de 2% do total de medicamentos de que necessita. 

Este mês de agosto deve marcar o início da distribuição da vacina Johnson & Johnson nos países-membros da União Africana como parte da nova parceria apoiada pela Avat. 

 

De Bissau, Amatijane Candé para a ONU News