Perspectiva Global Reportagens Humanas

OMM destaca estudo sobre declínio na captura de carbono na Amazônia BR

Incêndios aumentaram, contribuindo para o desmatamento na Amazônia
17ª Brigada de Infantaria de Selva/Rondônia
Incêndios aumentaram, contribuindo para o desmatamento na Amazônia

OMM destaca estudo sobre declínio na captura de carbono na Amazônia

Clima e Meio Ambiente

Pesquisa publicada na revista Nature sublinha que floresta Amazônica está emitindo mais gás carbônico do que absorvendo; mudança de padrão é resultado do desmatamento e da mudança climática.  

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, está chamando a atenção para uma mudança de padrão na floresta Amazônica, que já está emitindo mais gás carbônico, CO2, do que absorvendo. 

Esta é a principal revelação de um estudo publicado pela revista especializada Nature. Segundo a OMM, essa queda na captura de carbono é reflexo do desmatamento e da mudança climática. 

Deflorestação na Amazônia é causada sobretudo pela indústria mineira e agricultura
Pnuma/Riccardo Pravettoni
Deflorestação na Amazônia é causada sobretudo pela indústria mineira e agricultura

 

Cientista Brasileira  

O estudo foi liderado pela cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, Lucia Gatti. Ela também faz parte de um comitê da OMM sobre emissões de gases de efeito estufa.  

Os pesquisadores avaliaram os fluxos de dióxido e de monóxido de carbono em quatro pontos diferentes da Amazônia. As medições foram feitas durante quase 600 voos pela região, entre 2010 e 2018. 

As emissões de CO2 são maiores no leste da Amazônia, onde houve diminuição das chuvas e aumento das temperaturas nas temporadas secas.  

 

Floresta Amazônica mais emite do que captura CO2
© M & G Therin-Weise
Floresta Amazônica mais emite do que captura CO2

Incêndios  

O levantamento destaca que “nos últimos 40 anos, a região sudeste da floresta Amazônica foi a que mais sofreu com o desmatamento e com o aquecimento”, na comparação com o lado oeste.  

O desmatamento e o aumento das temporadas de seca promovem um “stress no ecossistema, aumentam os incêndios e geram mais emissões de carbono”, de acordo com o estudo.  

Além do desmatamento, outro problema é a redução da fotossíntese, também resultado das mudanças climáticas pela Amazônia.  

Acordo de Paris  

A OMM explica que no mundo todo, as concentrações atmosféricas de CO2 continuam subindo para níveis recorde, sendo o desmatamento uma das principais razões para o efeito.  

A agência da ONU lembra que as florestas tropicais costumavam absorver muito CO2 até agora, mas as mudanças na temperatura e nas chuvas criaram um ambiente severo para a vegetação. O resultado é que as florestas estão se tornando emissoras de gases.  

A OMM destaca que uma das metas do Acordo de Paris sobre o Clima é conseguir um equilíbrio entre emissão e absorção dos gases de efeito estufa.