Perspectiva Global Reportagens Humanas

OMS: mundo tem segunda semana consecutiva de queda em casos e mortes por Covid-19  BR

Menino no Quênia usando máscara, uma das medidas de saúde pública defendidas pela OMS
Unicef/Alissa Everett
Menino no Quênia usando máscara, uma das medidas de saúde pública defendidas pela OMS

OMS: mundo tem segunda semana consecutiva de queda em casos e mortes por Covid-19 

Saúde

Organização Mundial da Saúde afirma que em países com vacinação avançada, há uma impressão de que a pandemia acabou, mas outros enfrentam crises de contaminação; iniciativa Covax deve chegar a 65 milhões de doses distribuídas nos próximos dias.  

A Organização Mundial da Saúde, OMS, informou que, pela segunda semana consecutiva, houve um declínio global nos casos e mortes por Covid-19. 

Falando a jornalistas em Genebra, o diretor-geral da agência alertou para uma grande discrepância. Em alguns países, com as taxas mais alta de vacinação, parece haver uma impressão de que a pandemia acabou, enquanto outros ainda enfrentam enormes fases de contaminação.  

Preocupação 

Para Tedros Ghebreyesus, a situação continua a ser muito preocupante.  

Um membro da equipe da Hanoi Medical University, no Vietnã, prepara uma dose da vacina COVID-19.
Unicef/Hoang Le Vu
Um membro da equipe da Hanoi Medical University, no Vietnã, prepara uma dose da vacina COVID-19.

Ele disse que “a pandemia está muito longe de terminar e não vai acabar em nenhum lugar até que acabe em todos.” 

O chefe da agência contou que novas variantes, sistemas de saúde frágeis, fraca implementação de medidas de saúde pública, falta de oxigênio e do medicamento dexametasona além de vacinas só estão agravando a situação. 

Mas para Tedros, existem soluções disponíveis, como distanciamento físico, uso de máscaras e prevenção de grandes aglomerações. 

Resposta 

A OMS está respondendo ao aumento de casos na Índia e em outros pontos críticos. 

Com a demanda tão alta, a agência precisa de financiamento imediato para sustentar seu apoio técnico e operacional a todos os países, especialmente os mais afetados.  

No ano passado, os doadores contribuíram para o Plano Estratégico de Preparação e Resposta, mas em este ano, faltam doações.  

O diretor-geral contou que “a flexibilidade desse financiamento é fundamental”, não apenas para responder às necessidades de emergência, mas para salvar vidas e meios de subsistência.  

Covax 

Nos próximos dias, a inciativa Covax deve atingir a marca de 65 milhões de doses de vacina distribuídas. A estimativa inicial apontava para a distribuição de 170 milhões até este momento.  

Em comunicado, o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, informa que quando os líderes do G-7 se reunirem no Reino Unido, no próximo mês, o déficit será próximo de 190 milhões de doses.  

A agência lembra “avisos repetidos sobre os riscos de baixar a guarda e deixar países de baixa e média rendas sem acesso equitativo a vacinas, diagnósticos e terapêuticas.” 

África pode ter identificado ou alguns países da região estão próximos de produzir a vacina
Unicef/Raphael Pouget
África pode ter identificado ou alguns países da região estão próximos de produzir a vacina

O Unicef está preocupado com a situação na Índia e tema que “seja um precursor do que acontecerá se os avisos não forem atendidos.”  

A agência diz que a situação no país “é trágica, mas não é única”, destacando os casos de países como Nepal, Sri Lanka, Maldivas, Argentina e Brasil. 

Obstáculos 

A Índia é ainda um centro global para a produção de vacinas. Como o aumento da demanda interna nas últimas semanas, cerca de 140 milhões de doses destinadas a países de baixa e média renda não foram disponibilizadas para a Covax. Provavelmente, outros 50 milhões de doses serão perdidos em junho.  

O Unicef explica o nacionalismo da vacina, a capacidade de produção limitada e a falta de financiamento como as outras razões para o atraso do lançamento. 

Se todos os países do G-7 e União Europeia doarem 20% das suas doses em junho julho e agosto, 153 milhões de imunizantes ficariam disponíveis.  

O que seria possível fazer sem comprometer a vacina em suas próprias populações.