Perspectiva Global Reportagens Humanas

Dia Mundial das Aves Migratórias alerta para proteção e habitats  BR

Andorinhas árticas na Islândia
Jakub Fryš
Andorinhas árticas na Islândia

Dia Mundial das Aves Migratórias alerta para proteção e habitats 

Clima e Meio Ambiente

Em 2021, tema é “Cante, voe, suba - como um pássaro!”; ONU diz que, durante a pandemia, a observação de pássaros e de seus cantos subiu; cooperação internacional é crucial para obtenção de avanços. 

Em 2021, o tema do Dia Mundial das Aves Migratórias, marcado neste 8 de maio, é “Cante, voe, suba - como um pássaro!” 

A campanha global pretende aumentar a conscientização sobre as aves migratórias e a necessidade de cooperação internacional para conservá-las. 

Objetivos 

Este ano, a iniciativa se concentrará nos fenômenos do “canto dos pássaros” e “voo dos pássaros” como uma forma de inspirar e conectar pessoas de todas as idades ao num esforço comum para proteger estes animais e os habitats de que precisam para sobreviver. 

Aves migratórias, como estas andorinhas do Ártico, viajam por vários países, destacando a importância de cooperação internacional na sua conservação
Jakub Fryš
Aves migratórias, como estas andorinhas do Ártico, viajam por vários países, destacando a importância de cooperação internacional na sua conservação

O tema é um convite para que as pessoas se conectem e reconectem com a natureza, ouvindo e observando ativamente as aves, onde quer que estejam. 

Ao mesmo tempo, o Dia quer que os indivíduos usem suas próprias vozes e criatividade para expressar sua apreciação.  

Pandemia 

As aves migratórias não apenas conectam diferentes lugares do planeta, mas também reconectam as pessoas à natureza e a si mesmas, de forma ímpar. 

Durante a pandemia, que desacelerou muitas atividades, muitos têm ouvido e observado pássaros como nunca. O canto das aves tem sido uma fonte de conforto e alegria durante a crise. 

Cientistas de todo o globo têm estudado o impacto da pandemia sobre os pássaros e outros animais silvestres, notando como "a antropausa", a paralisação global da atividade humana, afetou os pássaros. Ao mesmo tempo, também observaram os benefícios positivos para a saúde das aves e da natureza. 

O Dia Mundial é organizado por uma parceria entre dois tratados da ONU, a Convenção sobre Espécies Migratórias e o Acordo sobre Aves Aquáticas Migratórias Afro-Eurasianas, em colaboração com a ONG Ambiente para as Américas, Efta, na sigla em inglês.  

A data é o único programa internacional que celebra a migração de aves ao longo de todas as principais rotas aéreas do mundo. 

Dia Mundial das Aves Migratórias é celebrado neste sábado
Foto - WMBD
Dia Mundial das Aves Migratórias é celebrado neste sábado

Importância 

A migração é uma jornada perigosa e envolve uma ampla gama de ameaças, geralmente causadas por atividades humanas.  

Como as aves dependem de uma variedade de locais ao longo de sua área de distribuição, a perda de pontos onde possam parar tem um impacto dramático nas suas chances de sobrevivência.  

Voar longas distâncias envolve cruzar muitas fronteiras entre países com diferentes legislações e medidas de conservação.  

Por isso, a ONU destaca a importância de cooperação internacional entre governos, ONGs e outras partes interessadas, para compartilhar conhecimento e coordenar esforços de conservação.