Perspectiva Global Reportagens Humanas
Ronaldo Costa Filho é o novo embaixador do Brasil nas Nações Unidas.

Para o Brasil, o português é o “fio condutor de uma rede de valores e interesses”  BR

ONU News
Ronaldo Costa Filho é o novo embaixador do Brasil nas Nações Unidas.

Para o Brasil, o português é o “fio condutor de uma rede de valores e interesses” 

Cultura e educação

Dentro da Comunidade doa Países de Língua Portuguesa, Cplp, Brasil espera cooperação mais aprofundada quer nas vertentes cultural e diplomática; embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, afirma que atividades culturais são relevantes na diplomacia e no mundo. 

Neste 5 de maio, o mundo celebra a relevância cultural e histórica do idioma português no segundo Dia Mundial da Língua Portuguesa. 

Nas Nações Unidas, a data será celebrada numa reunião virtual convocada por Cabo Verde, que ocupa a presidência rotativa do bloco. 

Papel na projeção 

Falando sobre a importância da comemoração, o embaixador do Brasil junto à ONU, Ronaldo Costa Filho, destacou o papel de seu país na projeção da língua, falada por mais de 210 milhões de brasileiros. 

Festa da Língua Portuguesa em 2019 nas Nações Unidas
ONU News/Alexandre Soares
Festa da Língua Portuguesa em 2019 nas Nações Unidas

“Sobre a base sólida de laços históricos e culturais, a língua portuguesa é o fio condutor de uma rede de valores e de interesses compartilhados que transcendem a distância geográfica dos países que a falam. São cerca de 280 milhões de pessoas unidas pelo português, a língua mais falada no Hemisfério Sul. O Brasil foi o primeiro país a criar uma representação diplomática permanente para tratar com exclusividade dos assuntos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a Cplp. Para nós, é de especial relevância aprofundar cada vez mais o intercâmbio cultural e diplomático entre os Estados-membros da Cplp.” 

Mais de 40 países 

Há dois anos, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, declarou o 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.  

A proclamação ocorreu uma década depois de o bloco lusófono ter instituído o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Cplp. 

Ao comentar a contribuição do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que aposta na promoção da língua portuguesa, Ronaldo Costa Filho citou a Rede Brasil Cultural, que promove o ensino do português em mais de 40 países. 

Embaixador do Brasil destaca importância global da língua portuguesa

 

“Tem contribuído, em muito, para projeção internacional da língua portuguesa, para o fortalecimento institucional e político de seus membros, para afirmação conjunta de interesses em foros internacionais e para o aumento da cooperação em diversas áreas. Para promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira no exterior, o Itamaraty conta com a Rede Brasil Cultural presente em mais de 40 países, nos cinco continentes, e responsável por oferecer cursos de língua portuguesa e atividades relacionadas à cultura brasileira. A Rede Brasil Cultural também conta com professores que atuam em universidades estrangeiras, onde promovem a língua portuguesa e a cultura brasileira.” 

Observadores 

O Brasil é um dos membros-fundadores da Cplp, desde 1996. O bloco é formado por nove Estados-membros e 19 observadores associados da África, da Ásia, das Américas e da Europa. 

Na senda do fortalecimento do idioma, o Brasil acolheu uma conferência da Cplp, em 2016, marcada pela presença do então recém-eleito secretário-geral da ONU, António Guterres.  

O encontro abordou a internacionalização da língua portuguesa.   

António Guterres participou no Brasil numa conferência da Cplp, em 2016
Cplp
António Guterres participou no Brasil numa conferência da Cplp, em 2016

Leia na íntegra a mensagem do embaixador do Brasil junto à ONU, Ronaldo Costa Filho. 

“O Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, é uma data de especial significado para o Brasil. Sobre a base sólida de laços históricos e culturais, a língua portuguesa é o fio condutor de uma rede de valores e de interesses compartilhados que transcendem a distância geográfica dos países que a falam. São cerca de 280 milhões de pessoas unidas pelo português, a língua mais falada no Hemisfério Sul.  

O Brasil foi o primeiro país a criar uma representação diplomática permanente para tratar com exclusividade dos assuntos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a Cplp.  

Para nós, é de especial relevância aprofundar, cada vez mais, o intercâmbio cultural e diplomático entre os Estados-membros da Cplp. O que tem contribuído em muito para projeção internacional da língua portuguesa, para o fortalecimento institucional e político de seus membros, para afirmação conjunta de interesses em foros internacionais e para o aumento da cooperação em diversas áreas. 

Para promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira no exterior, o Itamaraty conta com a Rede Brasil Cultural presente em mais de 40 países, nos cinco continentes, e responsável por oferecer cursos de língua portuguesa e atividades relacionadas à cultura brasileira.  

A Rede Brasil Cultural também conta com professores que atuam em universidades estrangeiras, onde promovem a língua portuguesa e a cultura brasileira. 

Ao desejar a todos um Feliz Dia Mundial da Língua Portuguesa, aproveito para deixar meus cumprimentos a ONU News Português, que tanto contribui para a difusão dos princípios, dos ideais e das ações das Nações Unidas em Português. Fiel ao multilinguismo, um conceito particularmente relevante no seio da organização. 

Muito obrigado.”