Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU: mais de 950 mil pessoas enfrentam fome severa no norte de Moçambique   BR

Crianças em assentamento para deslocados internos em Cabo Delgado
Unicef/Mauricio Bisol
Crianças em assentamento para deslocados internos em Cabo Delgado

ONU: mais de 950 mil pessoas enfrentam fome severa no norte de Moçambique  

Ajuda humanitária

Agência aumenta resposta e pretende apoiar 750 mil deslocados internos e membros das comunidades de acolhimento; crianças são as mais afetadas com taxas de desnutrição crônica atingindo níveis alarmantes. 

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, disse que a crise na província de Cabo Delgado, em Moçambique, está se agravando, à medida que milhares de pessoas fogem da violência.   

O conflito entre tropas do governo e extremistas agravou a insegurança alimentar no norte do país, onde mais de 950 mil pessoas passam fome severa.  O PMA aumentou sua resposta e deve apoiar 750 mil deslocados internos e membros das comunidades de acolhimento em Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia. 

Ataques  

Os ataques de 24 de março, na cidade de Palma, afetaram 50 mil pessoas. Muitos fugiram para Pemba, a capital da província, enfrentando jornadas perigosas em mares revoltos.  

Conflito no norte de Moçambique causou uma crise humanitária e PMA está aumentando sua resposta
PMA/Shelley Thakral
Conflito no norte de Moçambique causou uma crise humanitária e PMA está aumentando sua resposta

O PMA diz que atua sem parar para garantir o acesso aos mais necessitados. A agência usa barcos para chegar a áreas remotas, nas ilhas costeiras vizinhas. 

Em comunicado, a diretora nacional do PMA no país, Antonella Daprile, disse que “as pessoas se espalharam em muitas direções diferentes desde os recentes ataques.” 

Segundo ela, “os sobreviventes ficam traumatizados” ao serem obrigados a fugir somente com a roupa do corpo. Muitas famílias foram separadas.  

Ela contou o caso de uma jovem mãe, que caminhando com as duas filhas por três dias sem comida ou água e sem saber se a família tinha escapado com vida. 

Chuvas 

Na última semana, a região foi afetada por fortes chuvas, agravando a situação. 

 O PMA lembra que a temporada de ciclones continua sendo uma ameaça.  

As crianças são as mais afetadas pela insegurança alimentar, com um aumento preocupante da desnutrição. 

Segundo uma pesquisa recente do PMA com o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, quase 21% das crianças deslocadas com menos de 5 anos e 18% das crianças nas comunidades de acolhimento estão abaixo do peso. 

Moçambique: famílias que se separaram fugindo da violência precisam de ajuda urgente

Ao mesmo tempo, as taxas de desnutrição crônica, que tem consequências ao longo da vida, atingiram níveis alarmantes, afetando 50% das crianças deslocadas e 41% dos meninos e meninas das comunidades anfitriãs. 

Resposta 

O PMA organiza distribuições emergenciais de alimentos para as famílias que fugiram da violência em Palma. A agência fornece biscoitos energéticos e rações alimentares com arroz, leguminosas, óleo vegetal, alimentos enlatados como sardinha e feijão, biscoitos e água. 

Mais tarde, as pessoas serão incluídas no programa regular mensal de assistência alimentar, que pretende chegar a 50 mil deslocado de Palma. 

O PMA precisa de US$ 82 milhões para responder a crise na região e apoiar os mais vulneráveis, principalmente mulheres e crianças.