Perspectiva Global Reportagens Humanas
Iniciativa quer envolver os negócios familiares na defesa de um roteiro ambiental, social e de governança

Nova parceria para alcançar metas globais apoia ação de empresas familiares  BR

Acnur/Alessio Mamo
Iniciativa quer envolver os negócios familiares na defesa de um roteiro ambiental, social e de governança

Nova parceria para alcançar metas globais apoia ação de empresas familiares 

ODS

Negócios Familiares para o Desenvolvimento Sustentável consolidará estratégias de participantes de mais de 65 países; Unctad diz que tipo de empreendimento absorve 60% da força de trabalho global gerando mais de 70% do PIB global. 

As Nações Unidas apoiam uma nova parceria global que mira impulsionar a ação das empresas familiares. A meta da iniciativa é investir e promover um modelo de negócios mais orientado ao indivíduo e ao planeta em favor de gerações futuras. 

A Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, e a Rede de Negócios Familiares, FBN, querem mobilizar e apoiar este modelo de empreendimentos para que considere a sustentabilidade em seus planos. 

PIB Global  

Negócios Familiares para o Desenvolvimento Sustentável, Fbsd, é lançado quando dois terços deste tipo de empresas são administrados por membros do mesmo agregado. Estes empreendimentos incluem 60% da força de trabalho mundial e geram mais de 70% do PIB global. 

Uma vantagem das empresas familiares é a mentalidade ajustada ao contexto local
ONU Mulheres Moçambique
Uma vantagem das empresas familiares é a mentalidade ajustada ao contexto local

Outra vantagem das empresas familiares é a mentalidade ajustada ao contexto local e a visão de longo prazo. Muitas delas são privadas, têm um perfil discreto, uma divulgação pública limitada e carecem de detalhes sobre sustentabilidade. 

Com a iniciativa, a meta é mobilizar e apoiar as empresas familiares num compromisso para promover contribuições concretas e mensuráveis para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS. 

Uma das formas de apoio será dotar melhor estes negócios tendo a sustentabilidade como modelo. A parceria também deverá divulgar o apoio dado por estas empresas às metas globais. 

Famílias  

O Unctad e a FBN querem incentivar a troca de experiências entre investidores e acionistas de desenvolvimento numa plataforma internacional de empresas familiares. A rede já conta com empreendedores de mais de 4 mil famílias, com 16 mil companhias de 65 países. 

Uma mãe e duas filhas que trabalham em fazenda familiar em São Paulo, Brasil.
ONU Mulheres/Lianne Milton.
Uma mãe e duas filhas que trabalham em fazenda familiar em São Paulo, Brasil.

 

O copresidente do Conselho Executivo do Fbsd, Alfonso Líbano, destaca a aposta de alargar a sustentabilidade e encorajar maiores níveis de transparência em todas as empresas familiares, independentemente da etapa de sustentabilidade. 

A iniciativa quer envolver os negócios deste gênero na defesa de um roteiro ambiental, social e de governança e terá indicadores adotados pela Unctad sobre a implementação dos ODSs. 

Fórum Mundial  

Um forte aparato de divulgação deverá ajudar a identificar e reconhecer os esforços das empresas familiares nos esforços para alcançar um desenvolvimento sustentável.  

Representantes destes negócios também serão capacitados para participar em debates globais sobre como incentivar progressos, no contexto do Fórum Mundial de Investimentos.  

A plataforma junta líderes, empresários e investidores que criam políticas e ações para que seja aplicado mais capital em áreas de desenvolvimento. 

Nações Unidas estão apoiando pequenos negócios na República Democrática do Congo, como costura
Pnud RDC
Nações Unidas estão apoiando pequenos negócios na República Democrática do Congo, como costura