Perspectiva Global Reportagens Humanas
Ministra timorense da Saúde, Odete Maria Freitas Belo ressalta frutos da solidariedade na resposta à pandemia

Sem mortes, Timor-Leste cita poder das parcerias contra o coronavírus  BR

OMS/Elisabeth
Ministra timorense da Saúde, Odete Maria Freitas Belo ressalta frutos da solidariedade na resposta à pandemia

Sem mortes, Timor-Leste cita poder das parcerias contra o coronavírus 

Saúde

Ministra da Saúde realça que país não pode baixar a guarda, mesmo tendo ficado sem registar infecções durante três meses; 109 casos foram notificados em um ano; ação com parceiros quer eliminar fragilidades enquanto se espera chegada de vacinas.  

O mundo tem poucas histórias do combate à pandemia como a de Timor-Leste: desde o início da crise global de saúde, foram notificados 109 casos de contaminação e nenhuma morte pela Covid-19.  

A ONU News conversou com a ministra timorense da Saúde, Odete Maria Freitas Belo, sobre a forma como o país responde à pandemia. De Díli, ela elogiou o poder de se estabelecer parcerias contra a doença. 

Timorenses 

Freitas Belo falou de solidariedade e das alianças que têm favorecido o país na luta contra o vírus. Segundo ela, agências da ONU, como a OMS, apoiaram várias ações e auxiliaram os timorenses de uma forma indispensável. 

Uma das preocupações do governo timorense é com o Laboratório Nacional e as duas instalações de quarentena contra a Covid-19. 
ONU/Timor-Leste
Uma das preocupações do governo timorense é com o Laboratório Nacional e as duas instalações de quarentena contra a Covid-19. 

 

A entrevista da ministra à ONU News marca ainda o papel da liderança feminina no combate à Covid-19 que é o tema do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março. 

Em mensagem, o secretário-geral da ONU disse que a liderança feminina tem mantido os níveis de prevalência mais baixos e os países no caminho da recuperação. 

Ganhos  

Para a ministra timorense, a aquisição dos primeiros testes e equipamentos de proteção individual como fruto da parceria internacional ajudaram a mitigar a crise. 

Na quarta-feira, Timor-Leste terminou o período de restrições sanitárias estabelecidas pelo governo para evitar casos. A limitação de movimentos foi declarada em vários municípios. 

Timor-Leste destaca fruto da parceria internacional para enfrentar Covid-19

 

Uma fase determinante deve iniciar em breve, quando o país começar a receber as 100,8 mil unidades da vacina contra a Covid-19 como parte da iniciativa Covax para impulsionar a prevenção.  

Entre os 8% da população timorense comtemplados pela primeira fase de imunização estão profissionais de saúde, funcionários de aeroportos e moradores de áreas de fronteira. 

Tendo ficado sem um único caso de Covid-19 em mais de 100 dias, os timorenses contrariam a tendência global de uma nova leva de contaminação após sete semanas de declínio, segundo a OMS.  

Liderança da resposta

O representante residente da ONU em Timor-Leste, Roy Trivedy, realçou que a "liderança forte de mulheres em vários campos ajuda a garantir que o país siga seguro e protegido". Ele contou que, no setor da Saúde, a ministra Odete Maria Freitas Belo e a diretora-geral Odete Viegas "foram fundamentais na liderança da resposta de saúde na pandemia". 

Ainda em nível do governo, a vice-primeira-ministra e titular da área de Solidariedade Social, Armanda Berta dos Santos, "lidera a primeira transferência nacional de renda para famílias de baixos rendimentos". Ela está na frente do programa de vacinação no país. 

Menina de Timor-Leste, onde o estado de emergência devido a pandemia terminou em 2 de janeiro
Unicef/Bernardino Soares
Menina de Timor-Leste, onde o estado de emergência devido a pandemia terminou em 2 de janeiro

 

No entanto, as autoridades de Díli apontam que o sistema de saúde ainda é frágil. A ministra da Saúde reconhece o risco do país, apesar da nula taxa de mortalidade, da eficácia no controle e propagação. 

Robustez  

O país aposta em reforçar parcerias para melhorar a capacidade dos laboratórios nacionais, a gestão dos casos que venham a ocorrer, os centros de saúde com equipamentos de diagnóstico e a disponibilidade de medicamentos. 

Este ano, a União Europeia financiou a OMS numa iniciativa para reforçar os sistemas de saúde até ao nível mais básico em Timor-Leste.  

A ideia é garantir sistemas mais resilientes para dar uma resposta mais robusta à pandemia. 

Para marcar este Dia Internacional da Mulher em 8 de março, a ONU News realiza um especial sobre a liderança feminina e o papel das mulheres na linha de frente do combate à Covid-19. Além da ministra Odete Maria Freitas Belo, o especial traz profissionais de saúde no terreno, autoridades e líderes em Moçambique, Angola, Brasil, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Portugal e outras nações de língua portuguesa.  

Equipe da ONU considera essencial liderança feminina da resposta de saúde na pandemia em Timor-Leste
ONU/Timor-Leste
Equipe da ONU considera essencial liderança feminina da resposta de saúde na pandemia em Timor-Leste