Perspectiva Global Reportagens Humanas

México: relatores da ONU pedem à polícia proteção para mulheres manifestantes BR

Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra.
Foto: ONU/Jean-Marc Ferré
Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra.

México: relatores da ONU pedem à polícia proteção para mulheres manifestantes

Direitos humanos

Em comunicado, grupo ressalta início da campanha de 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, neste 25 de novembro; polícia reprimiu marchas anteriores com uso excessivo da força.

Um grupo de relatores de direitos humanos* da ONU emitiu um comunicado pedindo a autoridades no México que protejam as manifestantes que protestam contra a violência a mulheres, no país.

O comunicado antecede as comemorações dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, que começam na próxima quarta-feira, 25 de novembro.

Mortes

Nessa data será marcado o Dia Internacional de Erradicação da Violência a Mulheres. Os especialistas em direitos humanos afirmam que as mexicanas que saem às ruas para pedir o fim da violência não podem acabar sendo atacadas elas mesmas.

Para os relatores, “nada pode ser mais irônico e indignante” que imagens da polícia mexicana atacando manifestantes pacíficas que repudiam a violência e morte de mulheres todos os dias no México.

No comunicado, o grupo afirma que as manifestantes pedem apenas uma vida sem violência para elas e as meninas mexicanas protestando contra o feminicídio, que é forma mais letal de violência à mulher.

A campanha mexicana deste ano registrou um nível de violência sem precedentes, incluindo violência sexual, a mulheres e jornalistas
ONU Mexico/Alexis Aubin
A campanha mexicana deste ano registrou um nível de violência sem precedentes, incluindo violência sexual, a mulheres e jornalistas

Obrigação

Os especialistas dizem que mais do que nunca é vital que as autoridades mexicanas respeitem e protejam o direito à reunião pacífica. Segundo eles, algumas ameaças de assédio sexual, violência e prisão sofridas pelas mulheres, diariamente, no México, tornaram-se ainda piores.

O apelo ao governo mexicano, em todos os níveis, é para que cumpra a obrigação de criar um entorno seguro para as mulheres. E que elas possam exercer o direito à liberdade de reunião sem medo e represálias. 

Em junho, os especialistas expressaram sua preocupação ao governo do México com a intimidação e as ameaças às defensoras de direitos humanos no país.

“Cultura de machismo”

Segundo os relatores, o México precisa adotar medidas concretas para lutar contra a “cultura do machismo” dentro da polícia, para fortalecer os mecanismos de prestação de contas e contra os estereótipos de gênero na sociedade.

O grupo diz que deve haver responsabilidade no país na forma como os agentes policiais tratam as mulheres manifestantes e as defensoras de direitos humanos.

Os 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero terminam em 10 de dezembro, quando é marcado o Dia dos Direitos Humanos.

*Os relatores de direitos humanos são independentes das Nações Unidas e não recebem salário por sua atuação.