Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU75: Europa ilumina símbolos icônicos com “azul da cor das Nações Unidas”    BR

Sede da ONU em Nova Iorque ilimuninada de azul para marcar aniversário da organização
Foto ONU: Eskinder Debebe
Sede da ONU em Nova Iorque ilimuninada de azul para marcar aniversário da organização

ONU75: Europa ilumina símbolos icônicos com “azul da cor das Nações Unidas”   

Assuntos da ONU

Cor oficial da organização cobrirá centenas de marcos e prédios em todo o continente; Portugal terá mais de 30 participações na iniciativa em homenagem ao aniversário da maior entidade multilateral do mundo.

Cerca de 200 edifícios e monumentos da Europa serão iluminados neste 24 de outubro para marcar os 75 anos das Nações Unidas. A homenagem à organização tem o título  “Turn Europe UN Blue”, ou “Torne a Europa azul da cor da ONU” em tradução livre. 

Em Portugal, a parceria entre o Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental, Unric, com as autoridades nacionais iluminará edifícios, monumentos, centros e sedes de mais de 30 municípios. 

Municípios de Portugal  

Outros participantes serão o Palácio da Bolsa em Sintra, o Castelo dos Mouros em Sintra, o Castelo  de Bragança,  o Paço da Cultura na Guarda e a sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses em Coimbra

Com o apoio do Governo e da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Lisboa cobrirá de azul o Palácio Nacional da Ajuda e o Arco da Rua Augusta.  

Outros participantes serão o Palácio da Bolsa em Sintra, o Castelo dos Mouros em Sintra, o Castelo  de Bragança,  o Paço da Cultura na Guarda e a sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses em Coimbra. 

O prédio da Comissão Europeia, em Bruxelas, o Castelo de Dublin na Irlanda, o Palácio de Cibeles, em Madrid, e o Palácio da Paz em Haia estão entre os edifícios que farão parte desta iniciativa. A lista completa pode ser consultada aqui.    

Valor da Paz  

A iniciativa “Europe Turns UN Blue” acontece como resultado da coordenação com o subsecretário-geral da ONU, Fabrizio Hochschild. 

A expetativa do também conselheiro especial do secretário-geral para as Comemorações dos 75 anos da ONU é que se lembre “o valor universal da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos nestes tempos de incerteza.” 

Mensagem do secretário geral no 75º aniversário das Nações Unidas