Perspectiva Global Reportagens Humanas
Investimento em setores como conectividade digital pode apoiar inslusão

Promoção tecnológica é foco do Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento  BR

Pnuma/Lisa Murray
Investimento em setores como conectividade digital pode apoiar inslusão

Promoção tecnológica é foco do Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento 

Desenvolvimento econômico

Celebração adotada há 48 anos coincide com o Dia das Nações Unidas, neste 24 de outubro; Assembleia Geral promove divulgação de informação e mobilização pública para aumentar consciência sobre questões relacionadas ao progresso.

Neste 24 de outubro, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento chamando a atenção para questões que favorecem o progresso e para a necessidade de reforçar a cooperação internacional. 

Em 1972, a Assembleia Geral adotou a resolução 3038 instituindo a data de forma a fazer coincidir com o Dia das Nações Unidas. A celebração lembra ainda a criação da Estratégia de Desenvolvimento Internacional para a Segunda Década da ONU para o Desenvolvimento em 1970. 

Vantagens 

Este ano, a organização realça que as tecnologias da informação e comunicação podem fornecer novas soluções para os desafios de desenvolvimento, em especial no contexto da globalização. 

Cerca de US$ 100 bilhões são precisos para conectar pessoas à banda larga apenas em África

Estas tecnologias apresentam vantagens como a promoção do crescimento econômico, a competitividade, o acesso à informação e ao conhecimento, além da erradicação da pobreza e incentivo à inclusão social.  

Por isso, a Assembleia Geral defende uma maior divulgação da informação e mobilização da opinião pública, em particular entre os jovens. A expetativa é que haja “uma maior consciência dos problemas do desenvolvimento, promovendo esforços no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento.” 

O resultado dessa promoção seria agilizar a integração de todos os países na economia global, especialmente as economias em desenvolvimento. 

Exclusão  

Essas nações enfrentam dificuldades para atingir a meta, aliadas à exclusão digital no acesso à informação a ferramentas de tecnologia de comunicação e conectividade de banda larga que reflete diferentes níveis de desenvolvimento. 

Nesse cenário, diferentes ramos econômicos e ações sociais ficam afetados em áreas como funcionamento do governo, negócios, saúde e educação.  

A Assembleia Geral aponta ainda para a questão das diferenças entre sexos como parte do fosso digital. O órgão incentiva todas as partes a garantirem a plena participação feminina na sociedade da informação e no acesso a novas tecnologias. 

De acordo com a resolução, as promessas feitas nos domínios de ciência e tecnologia para o desenvolvimento, incluindo tecnologias de informação e comunicação, continuam por cumprir. Umas das sugestões é que estas tecnologias sejam aproveitadas de forma eficaz para o fim do fosso digital. 

Assembleia Geral defende uma maior divulgação da informação e mobilização da opinião pública.
Foto: ITU/G. Anderson
Assembleia Geral defende uma maior divulgação da informação e mobilização da opinião pública.