Perspectiva Global Reportagens Humanas
Mulher do Sudão do Sul carrega suprimentos distribuídos a famílias em necessidade durante pandemia

Nações Unidas enfatizam passos para alcançar Fome Zero na Semana Mundial da Alimentação   BR

FAO/Mayak Akuot
Mulher do Sudão do Sul carrega suprimentos distribuídos a famílias em necessidade durante pandemia

Nações Unidas enfatizam passos para alcançar Fome Zero na Semana Mundial da Alimentação  

Saúde

Eventos acontecem em volta do Dia Mundial da Alimentação; data marcada em 16 de outubro lembra a criação da FAO; secretário-geral convoca Cúpula dos Sistemas Alimentares que focará impactos da pandemia do coronavírus e crise climática. 

As Nações Unidas promovem a partir desta quinta-feira a Semana Mundial da Alimentação realçando ações necessárias para retomar a meta global do Fome Zero. 

Diversos eventos estão programados para acontecer em torno do Dia Mundial da Alimentação, neste 16 de outubro. A data marca a fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, em 1945. 

Fome 

FAO também atualizou suas previsões sobre a produção global de cereais para 2021
Cestas de alimentos sendo distribuídas para migrantes e populações vulneráveis em Bogotá, na Colômbia. , by PMA/Mathias Roed

A agência da ONU destaca este ano que a situação global é marcada por conflitos, eventos climáticos extremos e um aumento da obesidade que revertem o progresso no combate à fome e a desnutrição. 

Em uma mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca a importância dos sistemas alimentares e seu impacto nas economias, no meio ambiente e na saúde.  

Para o chefe das Nações Unidas, estas estão entre as principais razões pelas quais ainda não se tem conseguido permanecer dentro dos limites ecológicos do planeta. 

A celebração de 2020 ocorre em meio a situações como a pandemia, que expôs a fragilidade da distribuição mundial de alimentos. Milhões de pessoas passam fome e a crise climática afeta a segurança alimentar. 

Para tratar dessas questões, o secretário-geral anunciou a convocação da Cúpula dos Sistemas Alimentares de 2021.  

Alterações do clima 

O evento pretende aumentar a consciência global e estimular ações para repensar os sistemas alimentares em favor de um papel mais positivo no combate à fome, doenças relacionadas à dieta e alterações climáticas. 

Na reunião agendada para ocorrer em paralelo à Assembleia Geral na sede da ONU, em Nova Iorque, Guterres disse que chamará a atenção dos líderes mundiais sobre o assunto. 

ONU News
Semana Mundial da Alimentação

 

De acordo com o chefe da ONU, a atribuição do Prêmio Nobel da Paz deste ano ao Programa Mundial de Alimentos, PMA, destaca a oportunidade deste evento. Ele frisou que é preciso engajamento e ação global para que haja sistemas alimentares inclusivos e sustentáveis, ao exortar a todos a participarem dessas conversas. 

Falando sobre a cimeira, a enviada especial para a Cúpula Alimentar da ONU, Agnes Kalibata, enfatizou que é preciso uma mudança radical nos sistemas alimentares por se registrarem perdas de trilhões de dólares em alimentos desperdiçados e emissões significativas de gases de efeito estufa. 

A ex-ministra da Agricultura do Ruanda disse a jornalistas que o evento coloca os alimentos e os sistemas alimentares no centro da Década de Ação da ONU para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

As economias dos Estados Unidos, China e da zona do euro, as três maiores do mundo, recuaram drasticamente
FAO/Alessia Pierdomenico
As economias dos Estados Unidos, China e da zona do euro, as três maiores do mundo, recuaram drasticamente