Perspectiva Global Reportagens Humanas

Informações em tempo real podem ajudar no combate a incêndios florestais  BR

 Os bombeiros na Califórnia e em outras partes da costa oeste dos Estados Unidos tentam conter incêndios florestais.
Departamento contra Incêndios de São Francisco
Os bombeiros na Califórnia e em outras partes da costa oeste dos Estados Unidos tentam conter incêndios florestais.

Informações em tempo real podem ajudar no combate a incêndios florestais 

Clima e Meio Ambiente

Fogo, que se alastra na costa oeste dos Estados Unidos, mostra necessidade de dados de qualidade sobre florestas e matas; Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, está desenvolvendo Sala de Situação Mundial do Meio Ambiente para disponibilizar dados a dezenas de parceiros. 

Com grandes incêndios florestais acontecendo na costa oeste dos Estados Unidos, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, diz que o desastre natural destaca a necessidade de dados precisos em tempo real. 

Para isso, a agência está desenvolvendo uma Sala de Situação Mundial do Meio Ambiente que irá permitir ter acesso a dados sobre recursos florestais atualizados, ajudando os governos locais e nacionais a combater o fogo. 

Imagens de satélite, como esta mostrando fogos na Sibéria
Imagens de satélite, como esta mostrando fogos na Sibéria, estarão disponíveis na nova ferramenta, by NASA

Importância 

Em comunicado, o diretor do Banco de Dados de Recursos Globais do Pnuma, Pascal Peduzzi, disse que o segredo é organizar os dados relevantes para torná-los úteis aos governos “e é isso que plataformas como a Sala de Situação Mundial do Meio Ambiente podem fazer.” 

Dados sobre biodiversidade, poluição, risco de desastres e mudanças climáticas já estão disponíveis. 

O objetivo é completar o banco de dados até o fim de 2021 para ser lançado durante a próxima Assembleia Ambiental das Nações Unidas.  

Recurso 

A Sala de Situação reunirá inúmeras fontes de pesquisa e dados, como a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, Nasa, Global Forest Watch, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, entre outras. 

Pesquisas poderão ser feitas por categorias como geografia, tema ou tipo de produto, como, por exemplo, imagens de satélite, gráficos ou mapas

 

Todos estes dados serão transformados em gráficos e outras ferramentas de visualização. As pesquisas poderão ser feitas por categorias como geografia, tema ou tipo de produto, como, por exemplo, imagens de satélite, gráficos ou mapas. 

Para o especialista do Pnuma, “a força da agência é as bases sólidas que construiu.” 

O Pnuma preside a Rede Geoespacial da ONU, que inclui 25 agências, e estão construindo uma parceria global com 17 instituições para atualizar a Sala de Situação. Nos últimos dois anos, já reuniram 1,2 mil conjuntos de dados geoespaciais.  

Decisões 

Pascal Peduzzi afirma, no entanto, que há sempre espaço para melhorias. O Pnuma também lembra uma declaração do secretário-geral, António Guterres, sobre a importância de tomar decisões com base em informações confiáveis. 

Segundo o chefe da ONU, “a disponibilidade de dados de qualidade, acessíveis, abertos, oportunos e desagregados é vital para a tomada de decisões e para a plena implementação da Agenda 2030 e não deixar ninguém para trás.” 

 Forte impacto da fumaça dos incêndios florestais na Califórnia na atmosfera.
Departamento contra Incêndios de São Francisco
Forte impacto da fumaça dos incêndios florestais na Califórnia na atmosfera.