Perspectiva Global Reportagens Humanas

Casos de Covid-19 estão se estabilizando no Brasil e nos EUA, segundo Opas  BR

No metrô de Nova York, pessoas estão usando máscaras faciais como precaução contra o coronavírus.
ONU/Loey Felipe
No metrô de Nova York, pessoas estão usando máscaras faciais como precaução contra o coronavírus.

Casos de Covid-19 estão se estabilizando no Brasil e nos EUA, segundo Opas 

Saúde

Braço da OMS nas Américas diz que menos 270 mil agentes de saúde no Brasil tiveram a doença; Chile e Uruguai evitaram subida de casos

 A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, revelou esta quarta-feira que os casos da Covid-19 estão se estabilizando no Brasil e nos Estados Unidos “após meses de propagação implacável”. 

A diretora regional da agência da OMS nas Américas, Carissa Etienne, disse em entrevista semanal, em Washington, que a região já tem cerca de13,5 milhões de casos confirmados e mais de 469 mil mortes devido ao novo coronavírus. 

Maioria  

Etienne lembra que este é “um sinal claro de que a transmissão ainda está ativa.” 

Imagem microscópica digitalmente aprimorada mostra uma infecção por coronavírus em azul.
Imagem microscópica digitalmente aprimorada mostra uma infecção por coronavírus em azul., by Foto: CDC/Hannah A Bullock/Azaibi Tami

Desde o início da pandemia quase 570 mil profissionais de saúde contraíram o coronavírus na região. Somente nos Estados Unidos foram mais de 140 mil casos em profissionais do setor com 660 mortes. 

No Brasil, 270 mil profissionais de saúde se contaminaram com a Covid-19.  

No início da pandemia, muitos profissionais de saúde foram remanejados para ajudar, mas sem treinamento e proteção suficientes.  

Proteção 

Um dos exemplos é a falta de equipamento que levou o pessoal de saúde a ter que reutilizar máscaras e aventais. 

Segundo a Opas, em nações caribenhas, ocorre um aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus. Nas últimas duas semanas, quase metade de todos os novos casos foram notificados nas Bahamas.  

A chefe da agência contou que Chile e Uruguai registraram tendência de queda em novas infecções. 

Vacina 

Na entrevista, a Opas pediu aos Estados Unidos que reconsiderem sua decisão de não participar da iniciativa Covax que já reúne 170 países para permitir que economias mais carentes tenham acesso a uma vacina no futuro.  

A OMS quer acelerar o desenvolvimento e a fabricação das vacinas contra a Covid-19 e garantir um acesso justo e equitativo atuando com parceiros como a Aliança Gavi de Vacinas, e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias.

O alerta foi feito pela diretora-geral da Opas, Carissa Etienne
OMS/C. Black
O alerta foi feito pela diretora-geral da Opas, Carissa Etienne