Perspectiva Global Reportagens Humanas

Angelina Jolie dirige debate sobre ensino para refugiados após pandemia BR

A atriz Angelina Jolie é embaixadora da Boa Vontade da Agência de Refugiados da ONU, Acnur.
ONU/Cia Pak
A atriz Angelina Jolie é embaixadora da Boa Vontade da Agência de Refugiados da ONU, Acnur.

Angelina Jolie dirige debate sobre ensino para refugiados após pandemia

Migrantes e refugiados

Mesa redonda contou com a atriz e enviada especial da Agência da ONU para Refugiados, Acnur, e a diretora do fundo global A Educação Não Pode Esperar, Yasmine Sherif; discussão é patrocinada por Canadá e Reino Unido.

Como será o processo da educação de crianças e jovens refugiados após a pandemia da Covid-19? Este foi o tema de uma mesa redonda virtual realizada na segunda-feira por agências da ONU, parceiros e representantes de governos.

O evento, dirigido pela atriz embaixadora da Boa Vontade, Angelina Jolie, foi aberto pela chefe da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Audrey Azoulay. 

No campo de refugiados de Dera, na Síria, os jovens refugiados palestinos continuam estudando apesar das restrições da pandemia da Covid-19.
No campo de refugiados de Dera, na Síria, os jovens refugiados palestinos continuam estudando apesar das restrições da pandemia da Covid-19. Foto: © Unrwa

Processo

O fechamento das escolas em todo o mundo não só interrompeu o processo de aprendizado para mais de 1 bilhão de alunos, mas também ameaçou a continuidade da educação para muitos estudantes principalmente refugiados.

Durante o evento, que contou com a participação da diretora do fundo global A Educação Não Pode Esperar, ECW, Yasmine Sherif, foi ressaltado que mesmo antes da pandemia, as crianças refugiadas corriam o dobro do risco de não terminar os estudos, apesar dos progressos alcançados.  O ECW realiza projetos sobre educação em situações de emergências humanitárias e conflitos.

De uma média de 63% dos alunos refugiados matriculados na escola primária, apenas 24% seguem para o nível secundário.

Reflexões

O debate é patrocinado pelo Canadá e pelo Reino Unido.  Além de Angelina Jolie, a discussão contou com a presença da ministra de Desenvolvimento Internacional do Canadá, Karina Gould, e do alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi. Participaram também estudantes já formados e os ministros da Educação de Camarões, Quênia e Paquistão.  

A subsecretária britânica das Relações Exteriores, baronesa Sugg, resumiu as reflexões da mesa redonda, que destacou os riscos de retrocessos na educação de refugiados por causa da pandemia.

No assentamento de Omar Bin Yasser há falta de sabão e as escolas estão fechadas
UNICEF
No assentamento de Omar Bin Yasser há falta de sabão e as escolas estão fechadas

Pacto Global

Em algumas áreas, metade das meninas refugiadas matriculadas na escola correm risco de não retomar os estudos após as escolas reabrirem. 
O grupo afirmou que existem desdobramentos positivos, no entanto, com vários governos incluindo os refugiados em respostas pós-pandemia como o debate sobre educação a distância e outros compromissos assumidos no Pacto Global sobre os Refugiados.
 
A discussão com quase duas horas de duração foi transmitida ao vivo por redes sociais como o YouTube.