Perspectiva Global Reportagens Humanas

Duas mulheres presidirão painel independente da OMS para apurar resposta à pandemia BR

A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia e ex-chefe do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Helen Clark, co-presidirá o painel.
Pnud.
A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia e ex-chefe do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Helen Clark, co-presidirá o painel.

Duas mulheres presidirão painel independente da OMS para apurar resposta à pandemia

Saúde

Grupo é co-liderado pela ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, e pela ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf; demais integrantes do painel assim como membros do Secretariado serão escolhidos em breve. 

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou o início dos trabalhos de um Painel Independente que analisará a resposta e o preparo da agência com relação à pandemia de Covid-19.

Em comunicado, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, informou que o painel será co-presidido por duas mulheres: a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia e ex-chefe do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Helen Clark, e a ex-presidente da Libéria e Prêmio Nobel da Paz, Ellen Johnson Sirleaf.

A ex-presidente da Libéria e Prêmio Nobel da Paz, Ellen Johnson Sirleaf, também presidirá o painel.
A ex-presidente da Libéria e Prêmio Nobel da Paz, Ellen Johnson Sirleaf, também presidirá o painel. Foto: ONU

Aprendizado crítico

O painel atuará de forma independente e escolherá os membros do grupo assim como os membros do Secretariado que apoiará o trabalho.  

A OMS explicou que Clark e Sirleaf foram nomeadas com base em um processo de amplas consultas com países-membros e especialistas internacionais.

Ele disse que não pode imaginar melhores escolhas que as duas líderes fortes e independentes para guiar o processo de aprendizado crítico.

A avaliação da resposta da OMS à pandemia foi solicitada por países-membros, numa resolução, durante a 73ª. sessão da Assembleia anual da agência, realizada em maio.  

O objetivo é tirar lições do processo iniciado em janeiro deste ano quando a agência notificou ao mundo sobre os primeiros casos da Covid-19 na cidade de Wuhan, na China.

Colaboração

Tedros afirmou que este é um momento de autorreflexão e de olhar para o mundo e encontrar maneiras de reforçar a colaboração e o modo de trabalhar juntos para salvar vidas e controlar a pandemia. Segundo ele, a Covid-19 afetou a vida de todos no mundo e merece ser avaliada.

O chefe da OMS propôs uma sessão especial do Conselho Diretor da agência para setembro, na qual se discutirá o avanço do trabalho do painel. Em novembro, o grupo apresentará um relatório interino, quando a Assembleia Mundial da Saúde for retomada.

O chefe da OMS propôs uma sessão especial do Conselho Diretor da agência para setembro, na qual se discutirá o avanço do trabalho do painel.
ONU/Evan Schneider
O chefe da OMS propôs uma sessão especial do Conselho Diretor da agência para setembro, na qual se discutirá o avanço do trabalho do painel.

Novos surtos

Uma sessão regular do Conselho está marcada para janeiro do próximo ano. O relatório final deve ser apresentado na próxima Assembleia anual, em maio de 2021.

Tedros finalizou dizendo que o mundo deve se preparar para novos surtos e outros desafios da nossa era como resistência antimicrobiana, desigualdades e crise climática. Para ele, a Covid-19 tirou muito de todos, mas ao mesmo tempo tem oferecido ao mundo, uma oportunidade de romper com o passado e reconstruir de forma melhor.