Perspectiva Global Reportagens Humanas

Dia Mundial do Meio Ambiente ressalta ações para conter crise de biodiversidade BR

Decisão da Comissão de Estatística também admite que os ecossistemas fornecem serviços importantes que geram benefícios para as pessoas
Unsplash/Habib Dadkhah
Decisão da Comissão de Estatística também admite que os ecossistemas fornecem serviços importantes que geram benefícios para as pessoas

Dia Mundial do Meio Ambiente ressalta ações para conter crise de biodiversidade

Clima e Meio Ambiente

ONU quer utilização mais segura de químicos e pesticidas para proteger fauna e flora; cerca de 1 milhão de espécies sofrem risco de extinção;  celebrações este ano são sediadas pela Colômbia, um dos países mais ricos em biodiversidade do planeta; ONU News preparou vídeo com projetos de proteção ambiental em várias nações de língua portuguesa.

Este 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e o tema é a biodiversidade.  

A Colômbia é o país escolhido para abrigar as celebrações, que ocorrem, na maior parte, de forma virtual por causa do risco de contaminação com a Covid-19.

Baleia azul

Mas um outro risco, o das ameaças à biodiversidade, chama a atenção este ano. Desde a menor bactéria parasita abrigada nas entranhas de um primata até à baleia azul, a biodiversidade está presente na variedade de vida na Terra.

Em 2019, a ONU lançou um alerta sobre o perigo de extinção de quase 1 milhão de espécies no mundo. Das 115 maiores plantações de alimentos do globo, 87 dependem da polinização ou de insetos para crescer.  

Cerca de 50 mil a 70 mil espécies de plantas são colhidas todos os anos para remédios tradicionais ou modernos. E com o papel das árvores e florestas de remover o dióxido de carbono liberando oxigênio na atmosfera, a biodiversidade também ajuda a conter os efeitos da mudança climática.

Alemanha

O país anfitrião este ano concentra quase 10% de toda a biodiversidade do planeta, em parceria com a Alemanha. 

Os países de língua portuguesa, todos banhados por oceanos, e com florestas e bosques incluído a Amazônia brasileira, também são conhecidos pela biodiversidade.

Assista ao vídeo preparado pela ONU News sobre proteção do meio ambiente e biodiversidade em alguns países de língua portuguesa.

Dia Mundial do Ambiente destaca importância da biodiversidade

A poluição de químicos e de resíduos é um dos maiores motivos da perda de biodiversidade global. Mas há regulações que permitem mitigar os danos causados ao meio ambiente.

A Abordagem Estratégica para o Gerenciamento Internacional de Produtos Químicos (Saicm, na sigla em inglês) promove o desenvolvimento dos padrões legais e regulatórios. A iniciativa foi criada em 2006 para promover proteção no uso desses produtos pelo mundo. A agência atua com governos, indústria, sociedade civil e o sistema da ONU para minimizar os efeitos adversos sobre o meio ambiente e à saúde humana até 2020.

A Colômbia, por exemplo, implementou leis para melhorar o manejo seguro desses químicos.

Mensagem clara

Em sua mensagem sobre o Dia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a natureza está enviando uma mensagem clara a todos.

“A Natureza está nos mandando uma mensagem clara”, diz ONU no dia do meio ambiente


Para ele, é preciso cuidar da humanidade cuidando da natureza e repensando padrões de consumo. Guterres afirma que é necessário salvaguardar os espaços da vida selvagem que ainda existem e criar um futuro de forma ambiental e resiliente.

Veja o que cada um pode fazer para ajudar a proteger a biodiversidade e a proteger o meio ambiente.

As comemorações deste ano nas redes sociais têm como hashtag #HoradaNatureza.

Três passos 

  1. Evite consumir plásticos de uso descartável e tente minimizar sua quantidade de lixo. A poluição marinha subiu 10 vezes desde 1980 e afeta 86% das tartarugas marinhas e centenas de outras espécies.
  2. Descarte corretamente os produtos químicos e o lixo tóxico. Não jogue remédios  no ralo ou em vasos sanitários e não ponha produtos tóxicos no lixo normal. Leve-os a uma estação de coleta apropriada.
  3. Não compre produtos nocivos a insetos e a polinizadores. O uso desses agentes acaba com os insetos e com populações inteiras de micro-organismos. Alguns químicos podem afetar a quantidade de esperma das abelhas masculinas e diminuir a proliferação de abelhas-rainha.

Dia Internacional para a Luta contra Pesca Ilegal

Ainda neste 5 de junho, o mundo marca o dia Internacional para a Luta contra a Pesca Ilegal, Não-Notificada e Desregulada. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, esse tipo de pesca gera uma perda de 11 milhões a 26 milhões de toneladas de peixes por ano. O prejuízo é estimado de US$ 10 bilhões a U$ 23 bilhões. 

A agência da ONU lembra que a pesca é fonte vital de alimentos, empregos, recreação, comércio e bem-estar econômico para pessoas em todo o mundo. Ela é também importante para promover segurança alimentar. 

A pesca ilegal, não-notificada e desregulada ameaça os esforços da comunidade internacional para se atingir a sustentabilidade da atividade.
Para mitigar o problema, que há dura várias décadas, a FAO aprovou em 1995, o Código de Conduta para a Pesca Responsável. 

Em 2009, a agência adotou um Acordo Sobre Medidas de Port State para Prevenir, Deter e Eliminar a Pesca Ilegal, Não-Notificada e Desregulada. O documento entrou em vigor em 5 de junho de 2006.