Perspectiva Global Reportagens Humanas

Mensagem da ONU reforça papel das mulheres em diálogos para a paz e cessar-fogo global BR

Missão da ONU no Darfur, Unamid, organiza sessão sobre Agenda de Mulheres e Segurança
Unamid/Albert Gonzalez Farran
Missão da ONU no Darfur, Unamid, organiza sessão sobre Agenda de Mulheres e Segurança

Mensagem da ONU reforça papel das mulheres em diálogos para a paz e cessar-fogo global

Paz e segurança

Dois subsecretários-gerais e chefe da ONU Mulheres lançaram mensagem apoiando apelo a um cessar-fogo global imediato; estudos revelam que participação das mulheres torna resultados mais sustentáveis e duradouros. 

Esta segunda-feira, três altos funcionários da ONU se juntaram ao apelo do secretário-geral da ONU, António Guterres, por um cessar-fogo global, destacando a importância das mulheres nesse processo.

A mensagem é da subsecretária-geral da ONU para os Assuntos Políticos e Consolidação da Paz, Rosemary DiCarlo, do subsecretário-geral das Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, e da diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka. 

Importância

Segundo eles, “com a participação de mulheres, a probabilidade é que os resultados da paz sejam sustentáveis e duradouros.”

Hoje, cerca de 2 bilhões de pessoas vivem em países afetados por conflitos. Ali, as mulheres lutam contra dificuldades tremendas para construir e manter a paz. 

Segundo estes responsáveis, “as mulheres são muitas vezes agentes de confiança entre comunidades, e entre os governos e os seus cidadãos.”

Estudos analisados pela ONU revelam que quando as mulheres participam das negociações, existe uma média de 15 anos a mais para a duração da paz do que quando a mesma é negociada só por homens.

Mensagem da ONU destaca papel das mulheres em diálogos para a paz e cessar-fogo global

Pandemia

Para DiCarlo, Lacroix e Mlambo-Ngcuka, “é importante que não exista um mundo onde se combatem guerras e uma pandemia ao mesmo tempo.” É por isso que o apelo a um cessar-fogo global “é fundamental.”

Para eles, “a pandemia global da Covid-19 é um grito de alerta.” Com o total envolvimento das mulheres, todos podem sair “mais fortes desta crise”, construindo uma paz inclusiva, justa e sustentável para todos. 

Na mensagem, os subsecretários-gerais e a chefe da ONU Mulheres dizem que, quando se silencia as armas, as pessoas conseguem ouvir umas às outras. 

A mensagem marca também o 20º aniversário da Agenda de Mulheres, Paz e Segurança, que foi declarada com a resolução 1325 do Conselho de Segurança.