Perspectiva Global Reportagens Humanas

Acnur no Brasil junta Xuxa e Letícia Spiller ao vivo em apoio a refugiados BR

Refugiados e migrantes venezuelanos em Manaus, norte do Brasil.
© Acnur/Felipe Irnaldo
Refugiados e migrantes venezuelanos em Manaus, norte do Brasil.

Acnur no Brasil junta Xuxa e Letícia Spiller ao vivo em apoio a refugiados

Migrantes e refugiados

Live, às 18 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira, será transmitida nas contas de Instagram de ambas as artistas; mais de 70 milhões de pessoas, no mundo, tiveram que deixar suas casas por causa de conflitos, guerras, perseguições, violência, desastres naturais e outros motivos; Brasil abriga 50 mil refugiados.

A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, realiza neste 29 de maio uma conversa ao vivo entre a apresentadora de TV, Xuxa Meneghel, e a atriz Letícia Spiller. As duas devem falar sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre os refugiados.*

O encontro virtual será transmitido nas contas de Instagram de ambas as artistas. O objetivo é mobilizar os fãs e seguidores delas para cooperarem com o trabalho da Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Atitude nobre

Em comunicado, Letícia Spiller afirmou que a solidariedade é a atitude mais nobre que alguém pode ter e que o trabalho da agência da ONU com os refugiados é "muito sério e especial".

Em todo o mundo, mais de 70 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas por razões como violência, conflitos e guerras, perseguições ou desastres naturais.

Atualmente, o Brasil acolhe 50 mil refugiados. Muitos vivem em abrigos instalados no norte do país, onde se encontra o maior número de venezuelanos que fogem da crise na nação vizinha. Mas com a chegada da Covid-19 ao Brasil, a situação tem se agravado com o risco de contaminação.

O Acnur e seus parceiros estão atuando para evitar que o coronavírus se espalhe nessas comunidades. Com a ajuda de autoridades locais e de outras organizações, a agência da ONU trabalhou na construção de um hospital de campanha para 2 mil pessoas.

O Acnur também está coordenando doações e oferecendo apoio técnico aos estados do Amazonas e do Pará para ajudar a conter a contaminação com a Covid-19 entre os refugiados e as comunidades locais.

 

*Com informações do Acnur Brasil.