Perspectiva Global Reportagens Humanas

Economia da África Subsaariana fortemente impactada por pandemia   BR

Ações africanas para impulsionar a área de serviços deram maiores resultados nos transportes e no turismo
ONU
Ações africanas para impulsionar a área de serviços deram maiores resultados nos transportes e no turismo

Economia da África Subsaariana fortemente impactada por pandemia  

Desenvolvimento econômico

Previsão de crescimento pode ser de até -5,1% contra uma performance de 2,4% no ano passado; covid-19 deve causar primeira recessão da região nos últimos 25 anos; PIB de Angola entre os possíveis afetados.

O Banco Mundial estima que o novo coronavírus poderá levar o continente africano a um de seus piores desempenhos económicos em um quarto de século.

Segundo a publicação Pulso, do órgão internacional, o crescimento económico pode oscilar entre -2 a -5 % por causa da pandemia. 

Limites

No ano passado, África registou um aumento de 2,4% em sua atividade econômica. Mas a atual fase do novo vírus está a testar os limites das sociedades e suas economias pelo mundo. E segundo o vice-presidente do Banco Mundial para África, Hafez Ghanem, as nações africanas serão atingidas mais severamente.

O órgão acredita que Angola, África do Sul e Nigéria podem sofrer grande redução em seu Produto Interno Bruto, PIB, com a crise. Os países exportadores de petróleo também serão afetados mais fortemente. 

 O Banco atua com governos para mobilizar recursos e ajudar em áreas como saúde, empregos e gerenciamento de dívidas. Uma das urgências é uma suspensão temporária de dívidas bilaterais o que poderia levar a investimentos no enfrentamento à pandemia. 

Desemprego

Para o Banco Mundial, também é vital atender urgências como postos de trabalho e o desemprego gerado pela crise de saúde global.  
Os especialistas do órgão dizem que a prioridade dos legisladores africanos deve ser salvar vidas e proteger a subsistência das pessoas afetadas assim como os sistemas de saúde e a cadeia alimentar.  
O Banco Mundial acredita que a pandemia pode custar de US$ 37 bilhões a US$ 79 bilhões em perdas de produção para a África em 2020 devido a uma combinação de efeitos. 

Cenário

Entre eles: a interrupção da cadeia de comércio  e valor que impacta os exportadores de commodities e países com forte participação no comércio. 
  Outro setor afetado é o do turismo por causa da restrição de viagens. 

A pandemia pode ainda  gerar uma onda de insegurança alimentar em África  com a produção agrícola contraindo-se entre 2,6% a 7% num cenário mais pessimista e em caso de bloqueio de alimentos. 

Dívida

Para enfrentar a situação, vários países africanos iniciaram contingências como políticas fiscais e monetárias com bancos centrais e um corte na taxa de juros para estimular o consumo. 

Mas para o Banco Mundial, não resta dúvida de que outras medidas como alívio da dívida terão de ser introduzidas para ajudar os países africanos a responderem os efeitos da pandemia  sobre suas economias.