Perspectiva Global Reportagens Humanas

Em Dia Mundial, ONU homenageia enfermeiros e parteiras BR

Enfermeira obstetra lava as mãos antes de fazer um exame em Shrawasti, na Índia
Unicef/Vishwanathan
Enfermeira obstetra lava as mãos antes de fazer um exame em Shrawasti, na Índia

Em Dia Mundial, ONU homenageia enfermeiros e parteiras

Saúde

Esta terça-feira, 7 de abril, marca o Dia Mundial da Saúde; em mensagem vídeo, secretário-geral destaca importância destes trabalhadores durante “tempos traumáticos” de combate à pandemia da covid-19.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, dedicou o Dia Mundial da Saúde a todos os profissionais de saúde que “trabalham dia e noite” para manter o mundo seguro. 

O chefe da ONU destacou enfermeiros e enfermeiras, parteiros e parteiras além de técnicos, paramédicos, farmacêuticos, médicos, motoristas, profissionais de limpeza, administradores e muitos outros. 

Trabalho

Guterres afirmou que os cidadãos de todo o mundo estão “mais profundamente gratos do que nunca a todos”, porque “trabalham sem parar, colocando-se em risco, para combater os danos dessa pandemia.”

O chefe da ONU lembrou que 2020 é o ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira, reconhecendo “a experiência e compromisso especiais” destes funcionários.

Segundo ele, todos têm “motivos para agradecer pelo cuidado e profissionalismo dos enfermeiros e parteiros.”

O secretário-geral lembrou que enfermeiras e enfermeiros assumem alguns dos maiores encargos com a saúde, realizando trabalhos difíceis e aguentando longas horas, muitas vezes com risco de lesões, infecções e uma carga de saúde mental pesada. Ele também lembrou que, muitas vezes, são estes profissionais que “oferecem conforto no final da vida.”

Já as parteiras, proporcionam conforto no início da vida. Guterres afirmou que, durante uma pandemia, o trabalho destas pessoas “é ainda mais desafiador, pois trazem nossos recém-nascidos com segurança para este mundo.”

Chefe da ONU dedica Dia Mundial da Saúde aos enfermeiras e parteiros do mundo

Agradecimento

O chefe da ONU agradece todo esse trabalho, dizendo que “nestes tempos traumáticos”, todas as pessoas de todo o mundo estão com estes profissionais, que “inspiram e orgulham o mundo”.

António Guterres termina a mensagem agradecendo “pela diferença que estão fazendo, todos os dias e todos os lugares.”