Perspectiva Global Reportagens Humanas

Covid-19 leva a remarcar Jogos Olímpicos do Japão para julho de 2021  BR

Bandeiras da ONU e das Olímpiadas.
Foto: ONU/Evan Schneider
Bandeiras da ONU e das Olímpiadas.

Covid-19 leva a remarcar Jogos Olímpicos do Japão para julho de 2021 

Saúde

Novas datas foram definidas após adiamento causado por covid-19; chama olímpica continuará acesa no país asiático até o início dos jogos; Comitê Olímpico revela que não serão alteradas questões sobre qualificação dos atletas e cotas.

As Olimpíadas de Tóquio serão realizadas entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, após o adiamento devido ao covid-19. Pelas novas datas, os Jogos Paraolímpicos acontecerão entre 24 de agosto e 5 de setembro do próximo ano. 

O novo calendário foi definido em reunião via teleconferência entre o Comitê Olímpico Internacional, COI, o Comitê Paraolímpico Internacional, o Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio e o Governo do Japão.

Um ano

Os presidentes do COI, Thomas Bach, e das Olimpíadas de Tóquio 2020, Mori Yoshiro, realizaram o encontro com  o governador de Tóquio, Koike Yuriko, e o ministro olímpico e paraolímpico Hashimoto Seiko.

As competições estão marcadas para acontecer um ano após as datas originalmente previstas para os Jogos Olímpicos, que aconteceriam entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020, e para os Jogos Paraolímpicos, planeados para de 25 de agosto a 6 de setembro.

O presidente do COI, Thomas Bach, explicou que a escolha dessas datas ajuda a proteger a saúde de qualquer envolvido e contribui para a contenção do novo coronavírus.

Além da prevenção da saúde, também pesou na decisão a questão do calendário esportivo internacional. 

Alteração

O COI informou que não haverá alteração em questões como seleção dos atletas já qualificados e as cotas atribuídas, que continuarão sendo os Jogos da 32ª Olimpíada.

Para Thomas Bach, o processo é um “grande desafio sem precedentes” porque ainda não há plano e especialistas. Em breve, começará o trabalho com as Federações Internacionais. 

Nesse processo, devem ser analisados assuntos como uso dos locais, estado das instalações, soluções para a Vila Olímpica e acordos com emissoras e patrocinadores para ajustar seus programas. 

Novas datas

Sobre essas limitações, Thomas Bach realçou que toda a humanidade está em um túnel “muito escuro” neste momento e não se sabe quanto tempo poderá demorar a situação. 

O representante disse ter confiança de que com a definição de novas datas para os Jogos Olímpicos pode haver uma luz no fundo do túnel e esperança da realização do evento para os atletas e o público.

A chama olímpica, que chegou ao Japão em 20 de março, continuará acesa no país até que comecem os Jogos Olímpicos no próximo ano.