Perspectiva Global Reportagens Humanas

OMS defende “novo movimento global” para evitar outra pandemia BR

Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Tedros Ghebreyesus.
ONU/ Elma Okic
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Tedros Ghebreyesus.

OMS defende “novo movimento global” para evitar outra pandemia

Saúde

Diretor-geral da agência pediu atuação do G20 “sem pretextos, nem lamentações”; em comunicado de reunião extraordinária, bloco promete fazer o que for necessário para superar pandemia do novo coronavírus e proteger vidas.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, quer que seja acionado um novo movimento global para impedir uma situação similar à atual pandemia do covid-19.

As declarações foram feitas esta quinta-feira, de Genebra, pelo diretor-geral da agência. Tedros Ghebreyesus se dirigiu via vídeoconferência aos líderes do grupo das 20 maiores economias mundiais, G20, com um apelo à união dos países em favor de soluções conjuntas.

Sem pretextos

Tweet URL

Ghebreyesus pediu aos países do bloco que lutem “sem pretextos, nem lamentações” contra a situação, agradecendo aos países que já tomaram medidas e pedindo que estes façam ainda mais.

O chefe da OMS lembrou aos líderes do G20 que já se uniram para enfrentar a crise de saúde atual, mas declarou que  a situação é de “guerra com um vírus que ameaça separar o mundo, se isso for permitido”.

Ghebreyesus também elogiou o compromisso que marca a declaração final do encontro. Os membros do G20 prometem “fazer o que for necessário para superar a pandemia, proteger vidas e meios de subsistência, além de restaurar a confiança e reforçar a estabilidade”.

Pandemia

O comunicado publicado no fim da reunião aponta o comércio como sendo um dos setores mais ameaçados pela crise. O bloco destacou que serão tomadas as medidas de saúde necessárias e garantiu um financiamento adequado para conter a pandemia e proteger as pessoas, especialmente as mais vulneráveis.

O bloco prevê ainda avaliar as lacunas na preparação para uma pandemia e aumentar o financiamento para áreas como pesquisa e desenvolvimento em relação ao financiamento de vacinas e medicamentos.

G20: ONU lembra "crescimento exponencial" de casos do covid-19