Perspectiva Global Reportagens Humanas

Em estado de emergência, ONU pede foco em parcerias para conter covid-19 em Angola  BR

Hospital Geral de Luanda, a capital de Angola. Delegações irão discutir como garantir a sustentabilidade e uma recuperação resiliente no contexto da Covid-19
OMS/Dalia Lourenço
Hospital Geral de Luanda, a capital de Angola. Delegações irão discutir como garantir a sustentabilidade e uma recuperação resiliente no contexto da Covid-19

Em estado de emergência, ONU pede foco em parcerias para conter covid-19 em Angola 

Saúde

Representante defende que atuação pode deter alastramento do vírus; país deverá testar todas as pessoas com gripe sazonal; autoridades confirmaram três casos positivos.

Em Angola, começa à meia-noite desta sexta-feira o estado de emergência nacional declarado pelo presidente João Lourenço para combater o covid-19.

Falando à ONU News, de Luanda, o coordenador residente das Nações Unidas, Paolo Balladeli, defendeu que esse momento  também será usado para reforçar parcerias para atuar em diversas frentes com destaque para a saúde.

Coordenador residente da ONU em Angola, Paolo Balladelli.
Coordenador residente da ONU em Angola, Paolo Balladelli, ONU News

Alastramento

“Primeiramente, um programa de resposta que possa, no âmbito médico, no âmbito da saúde, criar as condições para bloquear o alastramento da doença. Como? Fundamentalmente através de testes a fazer a todas as pessoas que tenham os sintomas de influenza como sejam a febre, a tosse e dor. Para todas as pessoas há que fazer testes, porque se nós identificarmos os positivos então eles se poderiam isolar.”

Até o momento, o país reportou três casos positivos do novo coronavírus com sintomas leves. 

De acordo com as autoridades de saúde angolanas já foram realizadas 169 amostras que deram negativo, havendo  no entanto dezenas de pessoas sendo acompanhadas em regime de isolamento.

Quarentena

O representante destacou que a realização de testes ajudaria a identificar as pessoas infectadas pelo novo coronavírus ou que tenham tido contato com elas. Os passos seguintes seriam isolar, mantê-las em quarentena e permitir o controle dos possíveis pacientes. 

A medida decretada esta segunda-feira pelas autoridades angolanas é justificada pelo combate ao covid-19 diante da vulnerabilidade do país à epidemia, que em todo o mundo já causou mais de 18.589 mortes e cerca de 416.686 casos.

Covid-19 leva Angola a começar estado de emergência