Perspectiva Global Reportagens Humanas

Dia Mundial da Meteorologia ressalta melhorias de dados sobre recurso hídrico  BR

Novo parâmetro medirá o papel da natureza nos índices de prosperidade econômica e bem-estar social dos povos
Foto OMM/Gonzalo Javier Bertolotto Quintana
Novo parâmetro medirá o papel da natureza nos índices de prosperidade econômica e bem-estar social dos povos

Dia Mundial da Meteorologia ressalta melhorias de dados sobre recurso hídrico 

Ajuda humanitária

Secretário-geral receia efeitos de um possível estresse hídrico; Organização Meteorológica Mundial destaca preocupação com alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre água e saneamento. 

As Nações Unidas marcam este 23 de março o Dia Mundial da Meteorologia. Em nota, a organização menciona inundações, chuvas extremas, secas e derretimento de geleiras como principais sinais de mudança climática envolvendo a água.  

O secretário-geral, António Guterres, lembra a ligação intrínseca entre o clima e a água destacando que ambos estão no centro das metas globais de desenvolvimento. A data associa estes dois elementos no apelo em favor de melhores dados relacionados à água.  

Cada gota 

Para o chefe da ONU,  a água é um dos bens básicos mais preciosos do século 21. Guterres destaca os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais como sendo essenciais para os esforços para “contar cada gota porque cada gota conta”. 

Um canal de drenagem financiado pelo Banco Mundial e que foi concluído pouco antes do ciclone Idai atingir a cidade da Beira, Moçambique.
Um canal de drenagem financiado pelo Banco Mundial e que foi concluído pouco antes do ciclone Idai atingir a cidade da Beira, Moçambique., by Karel Prinsloo / Arete / Uncdf Mozambique

O secretário-geral destaca que só é possível gerir aquilo que é mensurável. Segundo ele, os padrões climáticos cada vez mais imprevisíveis e em constante mudança provavelmente levarão a um maior “estresse hídrico”, o que afetará o desenvolvimento e a segurança sustentável. 

Neste mês de março, a Organização Meteorológica Mundial, OMM, lançou a Declaração sobre o Estado do Clima Global em 2019. O estudo destaca que as mudanças climáticas têm efeito importante em todos os aspectos do meio ambiente, bem como na saúde e bem-estar da população do mundo. 

No ano passado, ocorreram fenômenos extremos sem precedentes como chuvas de monções e inundações mortais na Índia, o ano mais seco da história na Austrália e os danos causados pelo ciclone Idai em Moçambique e na costa leste da África. 

Meio Ambiante 

A agência pede que haja mais dados relativos às previsões sobre a água, além do monitoramento e gerenciamento de suprimentos. A meta é ajudar a resolver a questão da poluição deste recurso. 

A OMM quer ainda uma colaboração mais estreita entre os serviços meteorológicos e hidrológicos devido à dispersão da capacidade de prever, monitorar e gerenciar a água. 

A incidência de incêndios florestais é influenciada em grande parte pelas variantes naturais do clima
A OMM afirma que a incidência de incêndios florestais é influenciada em grande parte pelas variantes naturais do clima. , by Foto: Serviços de Emergência e Incêndio em Queensland

O diretor da agência, Petteri Taalas, considera preocupante observar que ainda está longe de ser cumprido o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6,  com metas sobre água potável e saneamento. 

Emissões 

Para o representante, o mundo precisa “demonstrar a mesma unidade e compromisso com a ação climática e reduzir as emissões de gases de efeito estufa que contenham a pandemia de coronavírus”. 

O chefe da agência reafirmou o empenho em trabalhar em colaboração com a entidade ONU Água e outros parceiros para melhorar a implementação e acelerar o cumprimento das metas globais de desenvolvimento. 

OMM quer  atenção dos governos aos sistemas de alerta nacional sobre temperaturas.
Foto Pnuma
OMM quer atenção dos governos aos sistemas de alerta nacional sobre temperaturas.