Perspectiva Global Reportagens Humanas

Termômetros podem registrar temperaturas acima da média sem influência de El Niño BR

Líderes globais marcam o quinto ano da conclusão do acordo climático
Pnud Mauritania/Freya Morales
Líderes globais marcam o quinto ano da conclusão do acordo climático

Termômetros podem registrar temperaturas acima da média sem influência de El Niño

Clima e Meio Ambiente

Regiões dos trópicos e extratropicais são as mais prováveis de vivenciar o efeito entre março e maio deste ano; chefe da Organização Meteorológica Mundial, OMM, alerta sobre forte poder da mudança climática induzida pelo ser humano.

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, prevê que as temperaturas estejam acima da média em várias áreas nos próximos meses deste ano. Esta sexta-feira, a agência apontou que não prevê ocorrência do fenômeno climático El Niño.

O evento natural periódico provoca oscilações das temperaturas da superfície do Oceano Pacífico com riscos de fortes chuvas, inundações e secas.  O fenômeno normalmente influencia o aquecimento das temperaturas globais, enquanto o La Niña tem o efeito oposto.

Superfície

Na Atualização Global sobre o Clima, a OMM destaca que poderão ocorrer temperaturas acima da média da superfície do mar provavelmente em partes consideráveis do globo, tanto nos trópicos quanto em regiões extratropicais.

O ano 2016 lidera e 2019 está em segunda posição como ano mais quente da história.
Reprodução/OMM
O ano 2016 lidera e 2019 está em segunda posição como ano mais quente da história.

Entre março e maio, a temperatura da Terra poderá estar acima do normal, principalmente em regiões tropicais. O relatório destaca que essa situação também poderá ser influenciada pela tendência de aquecimento global e do ar.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse haver 90% da energia captada pelos gases de efeito estufa entrando no oceano, e que o conteúdo de calor oceânico está em níveis recordes.

O representante lembrou que o ano de 2016 foi o mais quente da história devido à combinação de um forte El Niño e do aquecimento global induzido pelos humanos. Mas 2019 está em segunda posição como ano mais quente, mesmo não tendo sido registrado um forte El Niño.

Força natural 

Depois de janeiro de 2020 ter sido o primeiro mês mais quente registrado em um ano, o representante destacou que isso sinaliza um impulso da mudança climática induzida por seres humanos que é agora comparável ao de uma grande força natural.

A ocorrência de El Niño do Oceano Índico, em julho de 2019, causou secas que provocaram incêndios na Austrália, chuvas e inundações acima da média no leste da África, além de ter favorecido a atual crise de gafanhotos do deserto na região. 

Últimos quatro anos foram os mais quentes já registrados.